Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

No Marajó, estudantes participam de atividade pedagógica de educação ambiental

02/11/2023 09h34 - Autor: Igor Lopes, com supervisão de Bruno Mago (Seduc) 1626 visualizações
Foto: No Marajó, estudantes participam de atividade pedagógica de educação ambiental
No Marajó, estudantes participam de atividade pedagógica de educação ambiental

Estudantes da Escola Estadual Ademar Vasconcelos, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó, participaram nesta quarta-feira (01), da finalização dos trabalhos do projeto de educação ambiental e sustentabilidade na 10a Gincana de Ciências da unidade, que funciona em regime de tempo integral.

A diretora da unidade, Gener Araújo, destacou que a idealização do projeto foi possível porque que contou com ajuda de todos os professores da escola, que abraçaram a temática ambiental.“Esse projeto já tem 10 anos, foi idealizado pelos professores aqui do eixo de ciências e de matemática, mas todos os professores da escola participam, porque nós compreendemos que educação ambiental não envolve só a questão do meio ambiente, dos fatores bióticos, do ecossistema, do habitat, mas envolve também questões culturais, questões sociais e nós queremos que os alunos sejam protagonistas, que eles aprendam e também multipliquem o conhecimento”, disse a diretora.

O professor de história Vinicius Darlan ressaltou que o projeto contribuiu para que os estudantes se tornem agentes sociais para mudança de mentalidade em relação a sustentabilidade.  “A nossa décima gincana de ciências, com esse tema educação, ludicidade e sustentabilidade contribui para a formação crítica do nosso aluno porque, a partir destas tarefas, os alunos passam a perceber que eles, enquanto agentes sociais, podem dar grande contribuição para o combate à poluição no meio ambiente. Todas as provas são provas que envolvem conhecimento sobre a sustentabilidade, sobre a preservação. Então, esses objetos de conhecimento fazem com que os nossos alunos consigam construir uma consciência ecológica tão importante para o futuro do planeta”, disse o docente. 

Estudantes participaram do evento na quadra da escola

Já para o aluno do terceiro ano da unidade, Ezequias da Silva, a gincana tornou mais fácil o processo de aprendizagem. “É uma sensação única e feliz por estar em uma instituição que prioriza projetos educacionais relacionados a vários temas importantes para a aprendizagem do aluno. Desse modo, a Gincana de Ciências faz parte de um amontoado de projetos que a escola desenvolve todos os anos. A gestão docente da escola Vasconcelos busca, em todos esses 10 anos de gincana, priorizar temas com relação à conservação e preservação do meio ambiente, que consequentemente traz para o aluno uma visão de mundo diferente das pessoas que poluem o meio ambiente, as quais futuramente pode fazer de maneira lúdica a diferença quando o assunto é meio ambiente”, explicou ele entusiasmado. 

O estudante também falou sobre a importância da temática deste ano. “O tema deste ano é educação, ludicidade e sustentabilidade. Quando falamos de educação, destacamos não só a aprendizagem enquanto discente, mas sim como cidadãos que fazem parte de uma sociedade que degrada o meio ambiente de forma radical. E com a educação, o aluno pode estar aprendendo e praticando o ato de cuidar do meio ambiente. A ludicidade está relacionada à prática consciente do aluno de preservar o meio ambiente onde o mesmo está inserido”, finalizou ele.