Alimentação Escolar
Cardápios da alimentação escolar podem ser consultados
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está ampliando a difusão de procedimentos administrativos de largo interesse da comunidade escolar. Com esse objetivo, passamos a divulgar neste site os cardápios da alimentação escolar.
A iniciativa permite, principalmente, que os alunos, professores, técnicos, servidores – enfim, a comunidade escolar em geral - possam conhecer os alimentos servidos nas escolas e os procedimentos gerenciais que regem a alimentação escolar.
No entendimento da Secretaria, isso garante o exercício de um controle social mais amplo, tanto no que se refere à quantidade quanto à qualidade dos gêneros alimentícios. Cumpre-se assim, regras da política de transparência da gestão pública. Enfim, a Secretaria cria, dessa maneira, seus próprios mecanismos de difusão e publicidade dos processos administrativos que visam oferecer a melhor qualidade possível do conjunto de serviços educacionais.
Os cardápios servidos nas escolas estaduais são desenvolvidos por uma equipe de nutricionistas da Seduc. E são aprovados pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão que tem a finalidade de fiscalizar a aplicação dos recursos federais destinados à alimentação escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos produzidos pelas escolas.
Os cardápios obedecem às normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), que orienta sobre as necessidades alimentares específicas de crianças, adolescentes e adultos.
O abastecimento das escolas é uma operação complexa, de gerenciamento quase diuturno. O armazenamento local, a conservação e o processamento dos alimentos é uma ação das próprias escolas. É desejável que toda a comunidade controle as informações e acompanhe in loco os procedimentos. É também uma missão que os Conselhos Escolares deve exercer com rigor.
Vinculada à Secretaria Adjunta de Logística, a gestão da alimentação escolar é incumbência da Coordenadoria de Assistência (CAE). Empenhada na melhoria diária dos processos de gestão das aquisições, e distribuição de alimentos, além de inspecionar controlar periodicamente o funcionamento das cozinhas escolares, a CAE dá assistência às escolas para que se observe o melhor aproveitamento possível dos alimentos fornecidos, impedindo-se que os processos não se interrompam e prejudiquem o atendimentos aos alunos.
Veja planilhas do planejamento dos cardápios e boas práticas de gestão e produção abaixo.
Ascom/Seduc