Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Mesmo com aulas suspensas, professores de todo o Estado usam tecnologia para ajudar alunos em casa

08/04/2020 11h43 - Autor: Caio Condurú e Lucas Rocha (Ascom/Seduc) 4575 visualizações
Foto: Mesmo com aulas suspensas, professores de todo o Estado usam tecnologia para ajudar alunos em casa
Blog da Escola Alcides Carneiro é alternativa para alunos estudarem em casa. Foto: Divulgação

A suspensão das aulas da rede pública de ensino prossegue, mas isso não é motivo para deixar os alunos sem atividades. Além das aulas disponibilizadas pela Seduc através da TV Cultura e do portal da Secretaria, alguns professores criaram grupos no whatsapp com pais de alunos para passar atividades e manter o ritmo de estudos. Tem também escola que optou por divulgar as atividades em blogs. É a tecnologia ajudando o ensino nesse momento de combate ao novo coronavírus.

Na USE 5 a iniciativa ganhou o nome de "Estudar em Casa". Foi desenvolvida por professores e gestores da Unidade, na Terra Firme, que abrange 12 escolas de Belém. Segundo o gestor, professor Jones Barros, a ideia é incentivar os alunos do 1º ao 5º anos a continuarem os estudos mesmo não podendo ir à escola. "É uma ação de fortalecimento do ensino. Os professores continuam em contato via celular com os alunos e pais para combinar a entrega dos exercícios e correção também", ressalta.

A professora de Língua Portuguesa, Roselina de Melo, que ministra aulas para o 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Nuremberg de Brito, foi quem criou o grupo no whatsapp. Segundo ela, a ideia surgiu após preocupação em cumprir com o conteúdo nesse semestre. "Tomei a iniciativa de dar continuidade às atividades propostas com o material didático que possuo. Como os alunos não levaram os livros para casa, eu tiro fotos dos assuntos que estão em alguns livros que possuo em casa e, em seguida, mando fotos das atividades referentes aos assuntos que escrevi no meu caderno. A maioria dos alunos recebe as atividades e as executam juntamente com o apoio dos responsáveis", detalha a professora.

Na Escola Estadual Ministro Alcides Carneiro, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, a tecnologia é aliada desde 2012, quando começaram a agregar tecnologias digitais, com várias formações do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Seduc. "Fizemos o blog da escola, onde disponibilizamos tanto os conteúdos das nossas vídeoaulas quanto das que estão sendo transmitidas pela TV Cultura. Alguns professores fizeram os seus blogs para disponibilizar conteúdo para os alunos", revela o professor Gilberto Santos, que coordena o Google Sala de Aula e blog da escola. 

Na Escola Estadual Jaderlância os professores se reuniram e disponibilizaram os conteúdos de revisão no facebook da escola. Já em Santarém, os professores das escolas da URE 5 estão produzindo videoaulas e inserindo no youtube para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. As aulas são de revisão do conteúdo iniciado no calendário letivo de 2020.