Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Sistema Modular de Ensino faz 40 anos garantindo educação no interior do Pará

18/04/2020 19h13 - Autor: Colaboração: Larissa Silva 6503 visualizações
Foto: Sistema Modular de Ensino faz 40 anos garantindo educação no interior do Pará
Foto: Divulgação

Em festa. Assim está o Sistema Modular de Ensino (Some), que acaba de completar 40 anos de existência e conquistas por uma educação de qualidade no interior do Estado do Pará.  Contribuindo significativamente para o desenvolvimento de diversas regiões, municípios e localidades, o Some é a única alternativa de muitos jovens e adultos que desejam seguir seus estudos, ainda que em área distantes, as vezes até remotas, no interior do Estado.

Para o professor Ribamar Oliveira, o Some foi uma escola de vida. O docente ingressou no Sistema no início de seu magistério, em 1989. O professor de história sempre procurou conciliar a teoria e prática, fez parte do movimento estudantil e ocupou diversas funções da vida docente, entre elas, a de coordenador do Some. "Teria muito mais considerações, porém, vou ficar sempre fazendo essas reflexões sobre o Sistema Modular, já que foi essa política pública que serviu como laboratório pedagógico e de pesquisas na minha trajetória de professor", declarou. O professor permaneceu na equipe do Some por 29 anos, em agosto de 2018 se aposentou.

Nestes 40 anos o SOME reúne muitas histórias de conquistas na vida de professores e, principalmente, dos alunos. Wânia Alexandrinho é ex-aluna do Sistema Modular e foi graças a essa modalidade de ensino que ela conseguiu concluir o ensino médio e ingressar na universidade. Hoje, a professora da Universidade Federal  do Oeste do Pará (Ufopa) fala como orgulho do tempo em que estudou. “O Some significa ter o direito à educação e eu tive esse direito”, comenta.

 A oportunidade agregada à dedicação a colocaram dentro da universidade pública, onde concluiu a graduação em História, desenvolveu pesquisas, Mestrado e logo em seguida concluiu o Doutorado. “Onde isso tudo começou? lá atrás, na comunidade ribeirinha, com um direito garantido através do SOME de poder estudar.", declarou Wânia.

Em 2019 a Seduc assumiu o compromisso de ampliar a presença do Sistemar Modular de Ensino no interior do Estado. Com o empenho da Secretaria e a parceria dos profissionais da educação, este ano o SOME passou a estar presente em 86 localidades.