Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc inicia entrega do vale-alimentação no interior do Estado

22/04/2020 20h58 - Autor: Leidemar Oliveira (Ascom) 2553 visualizações
Foto: Seduc inicia entrega do vale-alimentação no interior do Estado
Fotos: Rai Pontes (Ascom/Seduc) | Fotógrafo: Rai Pontes

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta quarta-feira (22) a remessa dos cartões do vale-alimentação escolar às unidades de ensino do interior do Pará. Entre as regiões de integração estão o Baixo Amazonas, Carajás e Araguaia. Pertencem a essas regiões os municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau-D’arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara; Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa e Santarém; Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Na maioria desses municípios os cartões já começaram a chegar com previsão de conclusão de entrega nos próximos dias. “Não é possível entregar todos de uma vez devido à logística e as distâncias geográficas dessas localidades. Em alguns municípios os cartões tiveram de ser enviados de lancha ou avião”, explica a secretária adjunta de ensino da Seduc, Regina Pantoja.

Em Monte Alegre centenas de pais compareceram às escolas assim que os cartões do vale-alimentação chegaram às escolas. Já em Conceição do Araguaia, a Unidade Regional de Educação (URE), que atende mais seis municípios (Floresta do Araguaia, Pau D’arco, Cumaru do Norte, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Redenção) iniciou as entregas dos 10.729 cartões de vale-alimentação, de acordo com o protocolo de segurança orientado pelo decreto governamental. Para reduzir a aglomeração, ficou definido que cada série teria um horário para ser entregue, além de ser necessário o uso de máscara de proteção no local e uma caneta pessoal para a assinatura do recebimento. De acordo com a gestora da URE 15, Ingrid Figueiredo, tudo ocorreu como planejado. “Os pais chegaram cedo. Não houve tumulto e a entrega do benefício aos alunos foi um sucesso devido a nossa organização prévia”, afirma.

Para Kaliane Silva, mãe de cinco filhos, receber o benefício para os três que estudam na escola estadual foi muito importante. “Nesse momento difícil pra conseguir emprego uma mãe de cinco crianças, como eu, só tem a agradecer. Veio em boa hora”, ressalta a mãe.

A Seduc esclarece que nessas regiões os alunos ou responsáveis devem verificar na própria escola os estabelecimentos de ensino credenciados para a compra dos alimentos. “A Seduc está se empenhando juntamente com as empresas contratadas para agilizar a entrega dos cartões nas demais regiões do estado (Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu)”, afirma Regina Pantoja.

Hoje, a Seduc também reforçou a remessa de cartões às últimas unidades de ensino da região de integração Guajará (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará). Nestes municípios a entrega dos cartões iniciou na última quinta-feira (16) e será concluída até esta sexta-feira (24).

Em Benevides, os alunos comemoraram o recebimento do vale-alimentação. “Na minha casa os alimentos já estão acabando e esse vale vai garantir a minha alimentação do mês”, comentou Henrique Nascimento, aluno do curso técnico de Informática da Escola Ana Teles. Ainda em Benevides, a dona de casa Alda Paiva e a filha Doriane Paiva foram juntas receber o cartão na Escola Otávio Meira. “Veio em boa hora, tem muita gente precisando e, por isso, achamos que essa iniciativa está de parabéns”, afirmou dona Alda.

Até o momento a Seduc totaliza a remessa de aproximadamente 300 mil vales. Ao todo, o governo do Estado vai beneficiar 566.263 mil estudantes de 907 escolas nos 144 municípios.

 


MAIS FOTOS