Escolas disponibilizam atividades impressas para crianças sem acesso à internet

Manter os alunos em contato com a escola e com uma rotina básica de estudos tem sido um grande desafio para as escolas da rede estadual de ensino desde a suspensão das aulas presenciais, em 18 de março, em decorrência à pandemia do coronavírus.
Para minimizar esses impactos, a Secretaria de Estado de Educação tem buscado diversas formas de se manter próxima aos alunos. Para as crianças de séries iniciais do Ensino Fundamental a alternativa pedagógica tem se materializado por meio da elaboração de cadernos de exercícios.
O ensino para essa faixa etária envolve diretores e professores que com a ajuda dos pais conseguem fazer com que as crianças do 1o ao 5o ano continuem estudando. “Nossa grande preocupação era alcançar as crianças e pré-adolescentes que não têm acesso ao ensino remoto digital. Foi aí que mobilizamos as escolas e com a ajuda dos professores as equipes passaram a elaborar os cadernos chamados de compêndios de atividades para a alfabetização”, explica a coordenadora da educação infantil e ensino fundamental da Seduc, Lucidea Santos.
Os compêndios reúnem em média 30 questões interdisciplinares de Língua Portuguesa e Matemática. São impressos a cada 15 dias e entregues aos pais a partir de contato telefônico e por outros meios das escolas. “A família leva para casa, o aluno resolve os exercícios e devolve para o professor corrigir e avaliar o desempenho de cada criança”, detalha Lucidea.
A Escola Estadual João Renato Franco, do bairro da Cremação, em Belém, vem distribuindo os cadernos desde março. A diretora Silvana Evanovicth explica que após a entrega dos compêndios, o professor conversa com os alunos via whatsapp para tirar as dúvidas e ajudar na correção. Todas as atividades que compõem os cadernos estão baseadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A iniciativa vem agradando aos pais, que voltaram à escola nesta segunda-feira (08) para pegar mais uma etapa dos exercícios. A dona Raimunda Lopes, mãe do aluno Nicolas Lopes, do 4º ano, aprova a iniciativa da escola e diz que já é e terceira vez que ela vem buscar o caderno de atividades, “Eu achei ótimo, isso vai beneficiar e ajudar no desenvolvimento dos nossos filhos para que eles não fiquem parados”, comentou.
As escolas muitas vezes são o único local para os pais deixarem os filhos quando saem para o trabalho. Com a suspensão das aulas presenciais, Edvanici Sousa, mãe da aluna Maria Pimentel, do 4º ano, precisa deixar a filha com familiares e os compêndios têm ajudado a manter a criança ocupada e concentrada nos estudos. “Essa iniciativa da escola faz com que a minha filha não fique atrasada nos estudos”, explicou.
Junto com esse movimento, a Seduc percebeu que há, paralelamente, uma iniciativa dos professores em produzir atividades que são entregues aos alunos com pouco ou nenhum recurso tecnológico em casa.
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Divulgação | Fotógrafo: Rai Pontes

Silvana Evanovicth - Diretora da escola. | Fotógrafo: Rai Pontes

Raimunda Santana Lopes - Mãe de aluno. | Fotógrafo: Rai Pontes

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Edvanice Sousa - Mãe de aluno | Fotógrafo: Rai Pontes

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