Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos da Escola Estadual Albanizia recebem certificados de Honra ao Mérito Estudantil

16/12/2020 13h31 - Autor: Lilian Guedes - Ascom/Seduc 1091 visualizações
Foto: Alunos da Escola Estadual Albanizia recebem certificados de Honra ao Mérito Estudantil
Alunos da Escola Estadual Albanizia recebem certificados de Honra ao Mérito Estudantil

Na tarde da última sexta-feira (11), a escola estadual Albanizia de Oliveira Lima realizou a entrega de certificados de “Honra ao Mérito Estudantil” para alunos que são representantes de turma e colaboraram com todo o processo pedagógico e comunicacional junto aos demais estudantes da unidade de ensino, principalmente neste ano de pandemia de Covid-19. A iniciativa do evento é reconhecer e certificar esses jovens que foram fundamentais durante todo o processo remoto neste ano letivo de 2020, além de fomentar o protagonismo juvenil.

A proposta pedagógica da escola está atrelada ao projeto de educação que o Governo do Pará vem destacando no incentivo às ações de atuação do aluno no contexto escolar e, consequentemente, na sociedade.

“Potencializar a atitude cidadã e motivadora desses jovens em tempo de distanciamento social foi o nosso grande desafio neste ano letivo totalmente atípico. Mas quando temos uma equipe pedagógica alinhada e um trabalho de representante de turma consolidado, os desafios se tornam pequenos e superáveis”, ressalta o diretor da escola, Jorge Théo.

Durante o ano corrente, os alunos se comunicavam com seus pares por meio de grupos de aplicativo e sinalizavam informações importantes como acompanhamento das aulas virtuais, entrega de cadernos de atividades, recebimento de benefícios sociais, como a entrega do vale-alimentação escolar, chip’s de internet móvel e demais demandas escolares.

O aluno Diego Gabriel, 18 anos, que lidera um grupo de 42 alunos da terceira série do Ensino Médio, teve uma atuação de extrema importância para que 98% dos alunos dessem retorno positivo das atividades remotas.

“Eu acredito que o meu trabalho como representante de turma foi e é fulcral para um diálogo pleno entre a direção, coordenação e os alunos, dado que este ano foi muito atípico para todos, principalmente para as instituições de ensino”, disse o estudante.

Ainda segundo Gabriel, mesmo com tantos impasses, a escola tentou amenizar a situação, por meio de reuniões e diálogos entre os representantes de turma.

“Uma palavra que resume o nosso trabalho é "empatia", visto que sem esse sentimento não haveria um trabalho saudável tanto da direção, coordenação quanto dos representantes”, finalizou o estudante.

A escola já desenvolve em um dos seus projetos pedagógicos o protagonismo juvenil na prática, corroborando para seu processo de formação, tornando o jovem como elemento central da prática educativa.


Colaboração: Larissa Silva - Ascom/Seduc

Fotos: Divulgação


MAIS FOTOS