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Escola da rede estadual desenvolve projeto que incentiva a leitura de clássicos literários na pandemia

01/06/2021 13h22 - Autor: Vinícius Leal com a colaboração de Wavá Bandeira (Ascom/Seduc) 797 visualizações
Foto: Escola da rede estadual desenvolve projeto que incentiva a leitura de clássicos literários na pandemia
Escola da rede estadual desenvolve projeto que incentiva a leitura de clássicos literários na pandemia

"40 alunos da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, em Belém, estão participando desta iniciativa que visa ampliar os horizontes do conhecimento"


Durante esse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os livros se tornaram poderosos aliados na manutenção da saúde mental, além de possibilitarem momentos de descontração, felicidade e descobertas, uma vez que a leitura, ajuda a ampliar os horizontes do conhecimento e também contribui para o bem-estar dos que praticam esse hábito. Com o intuito de incentivar os estudantes para essa prática, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), tem promovido diversas iniciativas neste sentido.

Um dos espaços de aprendizagem que vem incentivando os seus alunos a essa rotina, é a Escola Estadual Profº. Jorge Lopes Raposo, localizada no Distrito de Icoaraci, em Belém. Com o suporte das plataformas digitais, a unidade escolar vem desenvolvendo, com a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, o projeto "Tertúlias Dialógicas Literárias”. Esta iniciativa é uma das ações educativas que compreendem uma construção coletiva de sentido e conhecimento, baseada no diálogo com todos os alunos participantes.

O projeto tem como objetivo incentivar a leitura das obras clássicas de literatura, possibilitando, dessa forma, o desenvolvimento da interpretação textual e da escrita dos alunos. Os encontros virtuais ocorrem por meio da plataforma Google Meet. Atualmente, os alunos estão lendo o livro “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga, com o auxílio do celular e do computador. Em cada reunião, os participantes apresentam trechos da obra literária e  também dialogam a respeito do assunto abordado no livro.

Esta iniciativa teve início no dia 11 de maio. No total, são 40 alunos participando desses encontros literários. É importante destacar que, este é um projeto piloto que está sendo desenvolvido na Escola Estadual Jorge Lopes Raposo que conta com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e também da 11ª Unidade Seduc na Escola (USE).

De acordo com a professora Helioneth Lisboa, uma das coordenadoras do projeto, desde 2018 a unidade escolar desenvolve esta ação de leitura com os alunos. A intenção é preparar os estudantes, a partir do Ensino Fundamental até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo em vista que as áreas do conhecimento mais exigidas na prova são a Língua Portuguesa e a Redação. 

“Nossa escola sempre priorizou o ensino de qualidade e vemos nos projetos de leitura, uma forma de proporcionar aos nossos alunos, esse incentivo à leitura e ao mundo do conhecimento”, relata. A dirigente ainda explicou que o projeto “Tertúlias Dialógicas Literária”, foi desenvolvido em plena época de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e trouxe benefícios para os estudantes que participam da iniciativa, levando-os a adentrar no universo da leitura dos clássicos literários, aumentando o conhecimento e despertando neles o hábito pela interpretação textual.

Aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Amanda Gabriele dos Santos, revelou que tem o sonho de ser escritora. A estudante achou a iniciativa de leitura bastante interessante e contou que a sua experiência de ler o livro “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga, foi muito proveitosa, pois gostou de muitos personagens da obra literária, principalmente da protagonista Raquel. A história do livro perpassa ao redor dela e de suas vontades. “Achei muito interessante o que a Lygia quis passar para nós, leitores, sobre a importância de acreditarmos em nossos sonhos. Na minha opinião essa experiência foi muito boa e amei a apresentação dos meus colegas de classe que, assim como eu, leram o livro e se identificaram com a história narrada. Acredito que essa iniciativa é muito boa para nós, alunos, e lhe garanto que todos os  alunos estão amando essa experiência de participar desse projeto”, ressaltou.

A estudante, Tamires Alfaia, conta que participa do projeto de leitura desde o 6º ano do Ensino Fundamental. “Fui convidada pela professora Helioneth Lisboa e já li grandes clássicos, como O Pequeno Príncipe, Harry Potter, Um Estudo em Vermelho, O Rio e A Bolsa Amarela. Estou gostando muito da experiência de participar desse projeto e está sendo algo incrível, pois gosto muito de ler”, afirma a aluna que, apesar de preferir o livro físico, relata que está se adaptando a esse novo tipo de leitura, por meio das plataformas digitais.