11/10/2022 13h43 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 541 visualizações
Foto: 1º “Janelas de Nazaré” encerra programação com espetáculo musical na procissão do Círio
Foto: Eliseu Dias - Ascom/Seduc

Cerca de 50 estudantes da rede pública estadual proporcionaram uma grande homenagem à padroeira dos paraenses

Após dois anos sem ir às ruas de Belém, neste domingo (9), milhares de pessoas puderam viver intensamente o reencontro com a padroeira dos paraenses, no Círio de Nazaré. Para celebrar esse momento, as centenárias sacadas do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), receberam novamente o espetáculo musical “Janelas de Nazaré”.

Com o tema “Maria, Mãe Educadora”, a programação artística e cultural reforçou valores importantes para a sociedade, como o amor, a esperança, a fé, a união e o respeito. A iniciativa, que é inédita, foi uma grande homenagem promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pela retomada da maior procissão católica do mundo.

Foto: Eliseu Dias - Ascom/Seduc

Assim como na procissão da Trasladação, o espetáculo musical durante o Círio ficou por conta dos alunos da Escola Estadual Preventório Santa Terezinha. No entanto, a apresentação ganhou reforço de crianças do Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém e da Classe Hospitalar.

REENCONTRO

O repertório musical fez um passeio por clássicos marianos, como “Vós Sois o Lírio Mimoso”, “Nossa Senhora da Berlinda”, “Virgem de Nazaré”, “Círio Outra Vez”, entre outros. A professora da rede pública estadual, Cláudia Macedo, acompanhou tudo de perto e afirmou que rever essa sensação de fé, de leveza e de paz interior proporcionada pelo Círio é muito bom.

"Eu moro em Belém há 22 anos, e desde que cheguei aqui o que me chamou atenção foi o carisma das pessoas. No primeiro ano na cidade, fui logo convidada para participar da procissão, entender o que era e daí para frente, todos os anos, participo dessa manifestação de fé, que é magnífica. Hoje, desejo que Nossa Senhora de Nazaré abençoe cada lar, cada família, que através da intercessão dela todos encontrem o caminho mais próximo de Jesus e que este Círio traga muita felicidade”, descreveu.

Foto: Eliseu Dias - Ascom/Seduc

Já Eunice Rodrigues afirma que, apesar da perda de familiares, amigos e conhecidos para a Covid-19, é muito importante agradecer pelo dom da vida. “É muita emoção. Não sei nem como explicar. Me faltam palavras para descrever esse momento único. Estar aqui, hoje, é motivo de vitória, por tudo que passamos durante essa pandemia. Vim acompanhada dos meus familiares, agradecendo pelas bênçãos que já recebemos e pedindo à Nossa Senhora de Nazaré que continue intercedendo por nós”.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou que a temática do Círio deste ano tem relação direta com o processo de ensino aprendizagem, desempenhado diariamente nas unidades da Seduc em todo o Pará.

“Este foi Círio de reencontro, de aprendizado, de valorização à vida e nós desejamos a todos que Nossa Senhora possa habitar em cada coração, se fazer presente em nossas famílias e, de forma muito especial, na nossa rede estadual de ensino. Que Maria toque cada um de nós, transformando a vida de todos, assim como a educação. Muito obrigado a toda equipe Seduc, por esse trabalho maravilhoso, por essa festa linda ontem e hoje, e por essa emoção indescritível que é o Círio de Nazaré”, descreveu.

TRADIÇÃO

Prestes a completar um ano que foi devolvido à população totalmente restaurado pelo Governo do Pará, por meio da Seduc, o prédio histórico do IEEP ainda conserva o estilo neoclássico inglês e art nouveau francês presentes desde a sua fundação, em 1871. O local mantém a sua tradição como “Casa de Formação de Professores” e, atualmente, abriga o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor).

Foto: Eliseu Dias - Ascom/Seduc

Situado estrategicamente no trajeto da romaria, na confluência das avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Serzedelo Corrêa, o IEEP foi o local ideal para a grande homenagem às vítimas da Covid-19 e à volta das procissões da quadra nazarena, que ficaram suspensas por dois anos devido a pandemia. De acordo com a Seduc, a partir deste ano, a programação artística será incorporada ao calendário de eventos da instituição.

Conhecendo o edifício pela 1ª vez, Karen Souza afirma que acompanhar o Círio deste ponto estratégico foi algo emocionante. “Estou muito feliz pela oportunidade de acompanhar a passagem de Nossa Senhora deste local que se confunde com a história da procissão. A minha mensagem para aqueles que não puderam participar das festividades do Círio, é que Nossa Senhora sabe que nós estamos conectados com ela e isso é o que realmente importa, a fé”, enfatiza a estudante.

ORGANIZAÇÃO

Para que essa grande homenagem à padroeira dos paraenses fosse realizada, foram utilizados mais de 3 toneladas de equipamentos estruturais e sonoros. Além disso, cerca de 100 profissionais trabalharam para que toda a apresentação ocorresse dentro do esperado. Por se tratar de uma edificação com mais de 150 anos, os cuidados durante a preparação do espetáculo precisaram ser redobrados.