09/11/2022 11h52 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 1003 visualizações
Foto: Governo do Pará entrega computadores, kits de robótica e amplia fornecimento de internet nas escolas públicas
Ações reforçam o compromisso com a modernização da educação pública paraense

Para estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvam a ciência, a matemática e a tecnologia dentro das escolas, é importante que haja uma boa conexão de internet. Pensando nisso, o Governo do Estado lançou oficialmente, nesta terça-feira (8), o Programa “Web Escola”, iniciativa que vai garantir acesso à rede de melhor qualidade em todas as escolas da rede pública estadual.

A medida é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), que visa modernizar 100% dos espaços de aprendizagem. Para o governador Helder Barbalho, com o fortalecimento da internet será possível melhorar a qualidade do ensino em todo o Pará.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

“A educação vai avançar ainda mais através do “Web Escola”, programa este que me comprometi no período eleitoral e que já estamos tornando realidade, para que já no primeiro semestre de 2023, possamos iniciar a distribuição de tablets aos nossos alunos, computadores para todos os professores e fazer da tecnologia um instrumento e pilar central para o melhoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), da qualificação da educação, da fidelização do aluno, da redução da evasão e de um ambiente escolar absolutamente vitorioso”, ressaltou.

A previsão é que a velocidade da internet melhore mais de 2.400%, passando de 2 Megas (Mbps) para 50 Megas (Mpbs). Por meio dessa iniciativa, será possível ampliar a cobertura de internet via Wi-Fi, de forma gratuita, em todos os ambientes pedagógicos. Tudo isso vai garantir mais qualidade de ensino aos estudantes e, também, melhoria nas condições de trabalho dos profissionais da educação.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

De acordo com o diretor-presidente da Prodepa, Marcos Brandão, “essa parceria com a Seduc vem aproveitar toda essa estrutura da nossa rede de dados para poder levar uma internet de qualidade às escolas. Porque além de atender os laboratórios de informática e a parte administrativa, também será disponibilizado Wi-Fi gratuito aos alunos e a comunidade em geral, tanto na parte interna e externa das escolas, possibilitando que durante o intervalo das aulas, possam ter acesso à rede mundial de computadores”.

Atualmente, o projeto já atingiu 541 escolas estaduais na fase da conexão em Banda Larga, ou seja, mais de 50% das unidades da Seduc. Além do acesso à internet, os espaços de aprendizagem recebem a adequação interna para receber roteadores de última geração, proporcionando uma experiência ainda melhor aos usuários. Tudo isso busca preparar a futura geração para questões pedagógicas, sociais e até mesmo ambientais.

Kits de Robótica

Na ocasião, também foram entregues 1.730 kits de robótica, que foram destinados inicialmente para 256 escolas em todo o Pará. Através desses equipamentos, será possível introduzir o pensamento computacional entre os estudantes, trabalhar códigos e a montagem de circuitos robóticos. Tudo isso vai somar aos projetos de pesquisa já existentes e possibilitar que os alunos tenham noção de como a robótica pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem.

“Com esses novos kits, os alunos vão poder se interessar mais pela robótica, que é um meio muito fascinante de se aprender. Através desse método de ensino, novas portas vão se abrir para muitos estudantes, assim como eu, em todo o Pará. A partir de agora, seremos capazes de desenvolver inúmeras habilidades, o que antes não seria possível sem os equipamentos que estamos recebendo do Governo do Estado”, descreveu a estudante da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, Karen Souza.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que o Governo do Pará segue investindo para melhorar a qualidade do ensino. “Este é um momento muito alegre, o qual realizamos a entrega de kits de robótica, fortalecemos nossos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) com computadores modernos e lançamos o Programa “Web Escola”, para levar internet de alta performance até 100% das unidades em até dois anos. São investimentos expressivos em tecnologia para combater a evasão e melhorar a qualidade de ensino das nossas escolas”.

NTEs

Ainda durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho efetivou a criação de mais 11 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). Nesse sentido, foram entregues 550 computadores de alta performance que vão possibilitar a plena funcionalidade desses espaços que são responsáveis por estimular o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área da tecnologia.

Segundo o titular da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), Jó Elder Vasconcelos, hoje é um dia muito gratificante para a educação do nosso estado. “A gente dá um grande salto, porque a implantação da robótica como projeto educacional era um sonho de várias escolas, professores e alunos. É uma tendência do mercado atual, todos os estados já trabalham com isso e o Pará não poderia ficar atrás. Por isso, estamos tendo a oportunidade de dar o kit às escolas, o curso e a infraestrutura para que esse material seja utilizado de fato em sala de aula”, frisou.

O dirigente disse, ainda, que “com todos esses investimentos, a gente coloca definitivamente as escolas estaduais no cenário atual da cultura Steam, da robótica educacional e da aprendizagem criativa, que coloca o aluno como protagonista do seu conhecimento, onde ele busca, interage com a tecnologia não só pelo celular ou pela internet, mas também com a tecnologia, fazendo experimentos. Eles saem do papel de meros recebedores para geradores de conteúdos”, concluiu Jó Elder Vasconcelos.