Seduc encerra temporada de aulões para o Enem 2022 com recorde de estudantes

21/11/2022 14h30 - Autor: Evaldo Júnior (SEDUC) 648 visualizações
Foto: Seduc encerra temporada de aulões para o Enem 2022 com recorde de estudantes
Fotógrafo: Foto: Rai Pontes (Ascom / Seduc)

Olhos atentos nas últimas informações: aulão da Seduc reúne expectativas de centenas de estudantes (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Governo do Estado oferece estratégias que ajudam alunos da rede pública de ensino, em todas as regiões, no acesso ao ensino superior

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerrou neste sábado (19) mais uma temporada de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Belém, cerca de 400 estudantes conseguiram aprimorar suas estratégias no último dia de preparação. Isabella Oliveira, aluna da Escola Estadual Paes de Carvalho, sonha com o acesso à universidade pública. O curso de Biomedicina é seu objetivo.

Isabella Oliveira confia nos conhecimentos revisados durante o aulão (Foto: Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

“Essa grande revisão está ajudando a todos nós, que sonhamos com a faculdade e não podemos pagar por um curso particular. Hoje, eu estou um pouco nervosa, mas segura para a prova de amanhã”, disse a candidata de 17 anos, que reside no bairro Cidade Velha, em Belém.

A relevância da ação governamental se mostra em números, que saltaram positivamente em todo o Pará. As ações foram coordenadas pelo Polo Metropolitano Pré-Enem, da Seduc. Somente na sede do Polo, em Belém, mais de 2 mil alunos receberam diariamente preparação especializada, totalmente gratuita. Já na plataforma on-line “Enem Pará Digital”, que possibilitou o ensino aos candidatos que não puderam participar das aulas presencialmente, cerca de 30 mil pessoas se inscreveram e tiveram acesso a conteúdos exclusivos em vídeos, fotos e PDF, além de consulta automatizada com professores especializados no Exame.

O Projeto "Enem Pará Itinerante", uma extensão das aulas presenciais, percorreu mais de 30 municípios, em todas as regiões, e atendeu a mais de 7 mil estudantes. Nos municípios de Santarém, Altamira, Marabá, Parauapebas, Concórdia do Pará, Salvaterra e Curralinho – os dois últimos no Arquipélago do Marajó -, os alunos receberam reforço em sala de aula.

Equipe da Seduc comemora sucesso do último aulão de 2022 (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

De forma inédita no Brasil, aulões especiais para indígenas foram ministrados por professores da rede pública estadual de ensino. A aldeia São Pedro, às margens do alto Rio Guamá, no nordeste paraense, foi a primeira a ser beneficiada. Centro e cinquenta indígenas da etnia Tembé participaram do momento histórico. A ramada (uma espécie de casa de palha), considerada uma estrutura sagrada para o povo Tembé, foi o local escolhido para abrigar o aulão para alunos de povos originários de 16 localidades da região.

O segundo evento preparatório foi realizado no início de novembro, na Vila de Alter do Chão, em Santarém, na região Oeste, reunindo quase 100 indígenas dos povos Munduruku, Kumaruara e Borari, que puderam aprimorar seus conhecimentos em Redação, Matemática e História.

Secretária Elieth Braga (e): agradecimento aos professores (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Incentivo - “Esse projeto criado pelo governador Helder Barbalho incentiva muitos alunos. Este ano batemos todas as expectativas. Quero desejar a cada aluno uma boa prova. Que esse seja um exame exitoso. Também agradeço a todos os professores e à equipe que leva esse lindo projeto a todas as regiões do Pará”, ressaltou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

"Trabalhamos com estratégias, noções sobre a prova, como o aluno identifica os itens básicos da prova, operacional e até global. É o Governo do Pará, por meio da Seduc, levando conhecimento a todos os cidadãos, oportunizando que todo paraense tenha acesso ao ensino superior", frisou Diego Maia, coordenador do Polo Enem Metropolitano.

Lucilene Silva está confiante na aprovação para o curso de Terapia Ocupacional (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Em Belém, Lucilene Silva esteve no aulão deste sábado (19). “Vim pegar dicas de Química e Matemática. Estou achando ótimo, principalmente na parte dos cálculos. Eu quero fazer Terapia Ocupacional, pois me identifico. Estou tranquila, e vai dar tudo certo. Se Deus quiser, já estou aprovada”, disse a candidata.

Neste domingo (20), logo após o término da última etapa do Exame Nacional, os professores do Programa Enem Pará vão debater itens da prova e a redação. A programação será transmitida pela TV Educativa, Canal 7.2, da Seduc.