Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes da rede estadual animam o público com performances de dança, percussão corporal e musical

13/09/2023 11h02 - Autor: Clayton Santos (Ascom Seduc) 468 visualizações
Foto: Estudantes da rede estadual animam o público com performances de dança, percussão corporal e musical
Estudantes da rede estadual animam o público com performances de dança, percussão corporal e musical

Estudantes de Escolas da Rede Estadual de Ensino realizaram apresentações na Arena das Artes, no quarto dia da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém. A Escola Estadual Profª Lenira Teixeira Moura e o Centro de Referência em Educação Infantil Orlando Bitar marcaram presença na manhã desta terça-feira (12/09), com dança, percussão corporal e musical de flauta doce feitas pelos alunos.

O Centro de Referência em Educação Infantil Orlando Bitar proporcionou uma apresentação de dança animada. O grupo de 10 alunas do Pré-II realizou a coreografia "Quem viu por aí o açaí?", criada pela professora Joyce Costa em homenagem à escritora paraense Heliana Barriga, também homenageada pela 26ª edição da Feira. Com movimentos sincronizados e muita animação, as crianças encantaram o público presente, recebendo elogios e aplausos entusiasmados dos visitantes.

Já a Escola Estadual Profª Lenira Teixeira Moura presenteou o público com dois momentos artísticos: o primeiro trouxe 10 alunos apresentando a canção “Hallelujah” em um musical com flauta doce, sob a regência da musicista e professora de Artes, Junia Santiago. No segundo momento, os alunos fizeram uma apresentação de percussão corporal, inspirada no grupo Barbatuques, que é referência internacional na modalidade rítmica. O grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musical. 

Estudantes participam de apresentações musicais na Feira do Livro

O aluno de 11 anos, Elano da Silveira, foi um dos participantes. Ele falou da satisfação em fazer parte do grupo e se apresentar pela primeira vez. “Foi maravilhosa essa apresentação. Eu amei! Estou me sentindo famoso. Todo mundo me vendo. É a primeira vez que eu faço isso em público. Eu gostei e agradeço muito ao professor Pedro Machado e a escola, porque sem eles a gente não conseguiria fazer essa apresentação. Muito obrigado", disse emocionado.

As apresentações resultam do 2º Festival de Talentos, apresentado à comunidade no teatro da Usina de Paz da Cabanagem no semestre passado, e marca também a despedida dos alunos do 5º ano, pois em 2024 estarão em outras escolas a partir do 6º ano.

“Tudo começou por iniciativa e interesse dos próprios alunos, então, começamos a desenvolver atividades de teatro e dança, que hoje são ensaiadas e apresentadas na Usina da Paz. O projeto deste ano é um musical inspirado no grupo Barbatuques, que utiliza percussão corporal. As crianças da comunidade participam do projeto e ajudam a escolher os temas”, detalhou o professor de artes, Pedro Machado.