Seplad promove capacitação do PAE 4.0 para servidores da Seduc e FHCGV

06/12/2023 15h17 - Autor: Bianca Buenaño (SEPLAD) 1573 visualizações
Foto: Seplad promove capacitação do PAE 4.0 para servidores da Seduc e FHCGV
Foto: Divulgação

Dando andamento a mais uma etapa na capacitação dos servidores estaduais para a utilização das ferramentas da plataforma do Processo Administrativo Eletrônico - PAE 4.0, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), promoveu uma capacitação multidisciplinar  para os servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na terça-feira (05), e para os servidores da Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana (FHCGV) nesta quarta-feira (06).

Durante o treinamento foram abordados vários assuntos, como a política de arquivos, gestão de documentos, legislação estadual e, principalmente, orientações sobre como protocolar assuntos e subassuntos na plataforma 4.0. Participaram desses eventos 180 servidores da Seduc e 110 do FHCGV, totalizando 290 colaboradores contemplados pelo treinamento do PAE.

“O treinamento na Seduc, que é um dos maiores órgãos do Estado do Pará, foi um termômetro muito grande para entendermos a aceitação da plataforma do PAE 4.0. Nós conversamos com alguns servidores e eles nos disseram que as novas ferramentas do 4.0 vão oferecer mais celeridade aos processos do que a antiga versão 3.0, já que as secretarias produzem muitos documentos”, informou Salomão Melo, analista em Gestão Pública da Seplad.

Foto: Divulgação

Suely Moraes informa que as novas ferramentas existentes na versão 4.0 irão acelerar os processos burocráticos existentes na secretaria. “A palestra hoje foi ótima, porque por exemplo, o PAE 3.0 não dispõe de muitas ferramentas que agora o PAE 4.0 oferece. Então, como a gente trabalha com nota fiscal, guia de entrega de merenda, fica muito difícil a gente anexar essa documentação. Agora com o 4.0, o fluxo vai se tornar mais rápido”, afirma Suely Moraes, assistente administrativa da Seduc.

O PAE é uma plataforma on-line desenvolvida pela Prodepa, em conjunto com a Seplad.  O serviço substitui processos físicos por eletrônicos e traz agilidade à administração pública em um ambiente digital integrado. Desde seu lançamento, no dia 31 de março de 2022, a Seplad tem frequentemente realizado encontros para treinamentos iniciais do novo sistema PAE 4.0, para gestores e servidores de órgãos da administração pública estadual.

“Nós estamos desde o ano passado, fazendo vários treinamentos para a gente avançar com a implementação do PAE 4.0. No início foi difícil, mas agora as pessoas já estão entusiasmadas com a ferramenta. Agradeço a disponibilidade da Seplad em vir capacitar nossos servidores . A Seduc é uma secretaria muito grande, então eu não consigo fazer um treinamento em um dia pra todo mundo. A atualização do sistema  vai ser fundamental, porque vai dar mais agilidade a todos os processos e ao trabalho dos nossos servidores”, disse Patrícia Galvão, gestora do PAE na Seduc.

Foto: Divulgação

A versão 4.0 conta com uma nova estrutura que permite melhorias de performance, usabilidade, segurança e escalabilidade. Alguns dos recursos oferecidos incluem cadastro unificado, para qualquer espécie de documento, notificações; mecanismo para alertar o usuário sobre pendências das ações controladas no sistema, dashboard; painel com várias informações gerenciais para tomada de decisões e templates de documentos; criação de modelos de documento por espécie e assunto (exceto memorando).

Durante o treinamento na FHCGV, os servidores tiraram suas dúvidas em relação ao PAE 4.0, no órgão que até o momento está utilizando a versão anterior. Eles não sentiram dificuldades e acreditam que as novidades da última versão vai melhorar o trabalho interno do Hospital.

Foto: Divulgação

Devido ao grande número de servidores no Gaspar Viana, há a necessidade de planejar oficinas com agentes multiplicadores para que a transição seja finalizada o mais breve possível, conforme informa Andréa Gonçalves , coordenadora de gestão de pessoas do FHCGV e responsável pela implementação do PAE 4.0.

“A instituição hoje conta com quase 3 mil servidores, então é uma extensão muito grande de pessoas aqui dentro. Atualmente sou coordenadora de gestão com pessoas e responsável pela comissão de implementação do PAE. Nós já estamos trabalhando na logística de que a gente vai  usar agentes multiplicadores em cada setor para que a gente comece, de fato,  a implementação do PAE 4.0 aqui no órgão”, informa Andreia.