Escola estadual promove Natal sustentável no bairro da Condor, em Belém

A Escola Estadual Monsenhor Azevedo, no bairro da Condor, em Belém, promoveu um Natal Sustentável para comunidade escolar nesta quinta-feira (07), no salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu. A programação contou com exposição de enfeites de Natal sustentáveis, peça teatral com temática voltada ao meio ambiente e música, dentro das atividades de Estudos Amazônicos.
“O objetivo do projeto é que os alunos possam vivenciar o Natal na Amazônia por meio de um festival. O Natal é um momento festivo, mas todos nós sabemos que tem uma característica muito predominante que não tem muito a ver com a nossa cultura. Por exemplo, as frutas que são servidas na ceia de Natal não são frutas da nossa região. Então, é interessante que o meu aluno amazônida possa ter uma leitura e uma vivência do Natal, que é uma festa mundial, mas com características da cultura, da identidade amazônica”, destacou a diretora da unidade, a professora Maria Helena de Souza.
O evento foi apresentado pela professora Ana Paola Melo, e contou com a apresentação do coral do sétimo ano, que cantou a música ''Bate o sino'', seguida pelo balé ''Quebra Nozes'', e da sinfonia de violões de músicos da Fundação Carlos Gomes. O sexto ano apresentou uma peça teatral voltada para temática ambiental. Os estudantes também fizeram exposições de enfeites de Natal sustentáveis produzidos por eles mesmos e que agradaram ao público.
“Está sendo uma experiência incrível, muito única. Nenhuma das outras escolas que eu estudei fazia esse tipo de evento. E são eventos muito bons porque estimulam o aluno. Muitas vezes, sempre na sala de aula, fica uma coisa entediante e os alunos até perdem a vontade de vir para a escola. Então, esses eventos os incentivam e ajudam muitos alunos, principalmente os que têm criatividade para muitos tipos de trabalho”, disse a estudante do oitavo ano, Sophia Reis.
Quem também participou das atividades foi a estudante Eloane Souza, que ressaltou a importância da temática ambiental na festa de encerramento do ano letivo. “Nossas árvores de Natal aqui da festa foram feitas de garrafa pet, de material reciclável, que ajudei a criar em parceria com o professor Marcos, que explicou a importância da reciclagem para nós e do aproveitamento do lixo. Eu também cantei no coral da escola, e foi tudo muito bom”, finalizou ela.