Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escola estadual promove Natal sustentável no bairro da Condor, em Belém

08/12/2023 14h00 - Autor: Igor Lopes (estagiário), com supervisão de Bruno Magno (Ascom Seduc) 1007 visualizações
Foto: Escola estadual promove Natal sustentável no bairro da Condor, em Belém
Escola estadual promove Natal sustentável no bairro da Condor, em Belém

A Escola Estadual Monsenhor Azevedo, no bairro da Condor, em Belém, promoveu um Natal Sustentável para comunidade escolar nesta quinta-feira (07), no salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu. A programação contou com exposição de enfeites de Natal sustentáveis, peça teatral com temática voltada ao meio ambiente e música, dentro das atividades de Estudos Amazônicos.

“O objetivo do projeto é que os alunos possam vivenciar o Natal na Amazônia por meio de um festival. O Natal é um momento festivo, mas todos nós sabemos que tem uma característica muito predominante que não tem muito a ver com a nossa cultura. Por exemplo, as frutas que são servidas na ceia de Natal não são frutas da nossa região. Então,  é interessante que o meu aluno amazônida possa ter uma leitura e uma vivência do Natal, que é uma festa mundial, mas com características da cultura, da identidade amazônica”, destacou a diretora da unidade, a professora Maria Helena de Souza.

O evento foi apresentado pela professora Ana Paola Melo, e contou com a apresentação do coral do sétimo ano, que cantou a música ''Bate o sino'', seguida pelo balé ''Quebra Nozes'', e da sinfonia de violões de músicos da Fundação Carlos Gomes. O sexto ano apresentou uma peça teatral voltada para temática ambiental. Os estudantes também fizeram exposições de enfeites de Natal sustentáveis produzidos por eles mesmos e que agradaram ao público. 

Escola estadual promove Natal sustentável no bairro da Condor, em Belém

“Está sendo uma experiência incrível, muito única. Nenhuma das outras escolas que eu estudei fazia esse tipo de evento. E são eventos muito bons porque estimulam o aluno. Muitas vezes, sempre na sala de aula, fica uma coisa entediante e os alunos até perdem a vontade de vir para a escola. Então, esses eventos os incentivam e ajudam muitos alunos, principalmente os que têm criatividade para muitos tipos de trabalho”, disse a estudante do oitavo ano, Sophia Reis.

Quem também participou das atividades foi a estudante Eloane Souza, que ressaltou a importância da temática ambiental na festa de encerramento do ano letivo. “Nossas árvores de Natal aqui da festa foram feitas de garrafa pet, de material reciclável, que ajudei a criar em parceria com o professor Marcos, que explicou a importância da reciclagem para nós e do aproveitamento do lixo. Eu também cantei no coral da escola, e foi tudo muito bom”, finalizou ela.