Em Ananindeua, Governo do Pará entrega Escola Estadual Zulima Vergolino Dias

30/01/2024 14h25 - Autor: Marcelo Júnior (Ascom Seduc) 1926 visualizações
Foto: Em Ananindeua, Governo do Pará entrega Escola Estadual Zulima Vergolino Dias
Foto: Marcos Santos / Ag. Pará

Esta é a escola de número 131 entregue totalmente reconstruída e equipada pelo Estado

O Governo do Pará reforçou o compromisso com a educação paraense ao entregar, nesta terça-feira, 30, a reconstrução da Escola Estadual em Tempo Integral Professora Zulima Vergolino Dias, no município de Ananindeua, localizada na Região Metropolitana de Belém. Com investimento superior a R$3,1 milhões, esta é a escola de número 131 entregue totalmente reconstruída e equipada pelo Estado, e que vai beneficiar cerca de 600 estudantes.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

"Estamos investindo para melhorar a estrutura física das escolas do Estado. 131 escolas entregues, melhorando o ambiente escolar e, junto a isso, investindo na valorização dos nossos profissionais. Hoje, o Estado do Pará paga o melhor salário médio de professores de todo o Brasil, junto com investimentos pedagógicos, a inclusão da educação ambiental, reforço da merenda escolar, transporte escolar, com isso, garantindo efetivamente que o Pará possa ter uma educação de qualidade, à altura da expectativa, das ambições e dos direitos da comunidade escolar do nosso Estado", declarou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Nesta semana, quando iniciou o ano letivo de 2024, quando 500 mil estudantes retornaram à da rede estadual de ensino em 898 escolas, a entrega de hoje, da Escola Estadual Professora Zulima Vergolino Dias, simboliza o compromisso do Governo do Pará em priorizar a educação paraense. Esta é a segunda entrega feita pelo Estado no município de Ananindeua, só nesta semana, a primeira aconteceu ontem, 29, com a entrega da Escola Estadual Jornalista Romulo Maiorana, que foi totalmente reconstruída.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

A Escola Estadual em Tempo Integral Professora Zulima Vergolino Dias atende a cerca de 600 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A nova escola conta com biblioteca, auditório, sala de informática, sala multidisciplinar, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva coberta, entre outros espaços importantes para o desenvolvimento e o bom atendimento da comunidade escolar.

"É muito bacana porque iniciamos o ano letivo com entregas de novas escolas. Com a de hoje, já são 131 escolas entregues pelo governador Helder Barbalho, no Pará. Eu sei que temos um caminho muito longo, temos muita coisa para fazer pela nossa rede, mas estamos mostrando que dá para fazer, e fazer muito mais ainda nesse ano. Obviamente começando com o pé direito também em relação ao currículo, com uma reestruturação, trazendo educação ambiental para o nosso currículo, é muito bacana essa nova experiência que a rede vai ter esse ano e acho que a gente tem muita condição de avançar ainda mais. O estado do Pará vai avançar na educação e vai continuar crescendo, mas vamos avançar com qualidade na nossa infraestrutura, qualidade da educação para todos os nossos alunos. Vem com a gente, bora estudar, bora avançar, bora trabalhar", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Investir na educação pública é uma das prioridades do Governo do Estado que paga o segundo maior salário inicial do Brasil, segundo pesquisa do Movimento Profissão Docente, atualmente fixado em aproximadamente R$8 mil. Além disso, paga também o maior salário médio do Brasil para professores, acima dos R$12 mil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ensino integral - Para o início do ano letivo de 2024, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) concretizou um aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral. Ao todo, 103 escolas terão esta oferta neste ano e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Educação Ambiental - A volta às aulas inicia já com a nova matriz curricular aprovada pelo Conselho Estadual que traz de forma inédita no Brasil, o fomento ao pensamento e a prática sustentável de maneira contínua nas escolas públicas do Pará, por meio do componente curricular com temática em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, com oferta obrigatória na rede estadual para todas as etapas de ensino e, por adesão, pelas redes municipais. Ao todo, 1,5 milhão de estudantes da rede pública de ensino do Pará poderão ser beneficiados com a iniciativa, sendo 550 mil, obrigatórios, na rede estadual e, por adesão das redes municipais, 618 mil estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e mais 461 mil dos anos finais (6º ao 9º ano).