Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Governo do Pará entrega a reconstrução da Escola Estadual General Gurjão

01/02/2024 13h16 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom/Seduc) 981 visualizações
Foto: Governo do Pará entrega a reconstrução da Escola Estadual General Gurjão
Vista interna da escola

O governador Helder Barbalho entregou a nova escola à comunidade e ressaltou a importância das obras para a valorização da educação paraense

Após o investimento do governo do Estado superior a R$ 1 milhão, a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, no bairro da Cidade Velha, em Belém, foi devolvida a estudantes, professores e demais profissionais totalmente reconstruída, na manhã desta quarta-feira (31). Com mais de 350 estudantes, a unidade começa o ano letivo de 2024 com espaços climatizados, equipados e com acessibilidade.

O governador Helder Barbalho, que entregou a obra à comunidade escolar, ressaltou que a reconstrução das instalações valoriza a educação paraense. “Esse é o momento de resgatar a história, de poder ter neste patrimônio educacional o resgate de um paraense que lutou pelo Brasil, que serviu às fileiras do Exército Brasileiro, tendo sido o primeiro general paraense. Certamente, é motivo de orgulho para todos nós, e que

possamos sempre manter a história viva e preservar a memória, orgulhosos dos paraenses que lutam pela pátria", destacou o governador

Construção de todos - “Eu queria dizer para cada pai e mãe que a Escola se constrói em conjunto. A Escola é fundamental, mas a família é insubstituível. Ter vocês no dia a dia da formação das crianças é fundamental. Essa Escola precisava muito dessa reforma. Mais do que precisava, merecia. Porque mesmo quando não tinha as melhores condições estava aqui todo mundo, mantendo em pé e buscando dar a melhor educação para o nosso povo. Esse é o momento de reconhecer a comunidade da Escola General Gurjão. Nós temos que fazer mais e mais pelo povo do Pará. Reformar as escolas é uma prioridade total, e a gente está acelerando. Nós precisamos dar condições para que as nossas crianças possam estudar”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.Governador Helder Barbalho na entrega de mais uma unidade totalmente reconstruída da rede pública de ensino

Entre os avanços na Escola General Gurjão estão a climatização de todas as salas, o funcionamento da sala de informática, internet de qualidade, espaços arborizados e inclusivos, mobiliário e computadores novos e uma sala para Atendimento da Educação Especial.

Tantos recursos deixaram a comunidade escolar muito feliz, reforçou a diretora Jorgina Barros. “É uma imensa alegria ver a infraestrutura da escola. Criança precisa de conforto para estudar. Para ser exitoso o processo de ensino-aprendizagem, precisa de alimentação. Hoje, a nossa merenda é de qualidade, e eu falo muito emocionada também porque tudo isso é pedagógico, e a gente entende que o governo do Estado teve esse olhar diferenciado para esse alunado”, frisou a gestora.

Estudo e lazer - Para o estudante do 5° ano Edimar Gonçalves Sena, a Escola está bem diferente. “Vi muita coisa legal na Escola, como a quadra que está reformada, e agora a gente pode brincar e estudar. Gostei muito das salas porque agora tem as carteiras novas, ar-condicionado que não tinha na minha sala antiga, e agora tem. A Escola não é a mesma coisa que antes”, disse Edimar.

Georgina Barros de Souza, diretora da Escola General Gurjão

Já para a estudante do 9º ano Geovana Barbosa Silva, ver a nova Escola aumenta a vontade de estudar. “Fiquei feliz com a reforma porque estudo aqui desde o 6º ano, e esse é meu último ano. Nesses anos, a Escola sempre foi a mesma, e fiquei feliz em ver como vai ficar para as outras crianças”, contou a estudante.

A professora Antônia Assunção destacou que dá para ver a satisfação no olhar dos alunos, que eles estão empolgados para as aulas. “Os alunos estão maravilhados. Eles estão amando e ansiosos pelas aulas, e por tudo que a gente vai construir a partir de agora. Foi uma supermotivação para eles”, garantiu.


MAIS FOTOS