Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos da rede pública estadual conhecem a biodiversidade do Parque do Utinga

25/03/2024 15h35 - Autor: Vinícius Leal (IDEFLOR-Bio) 312 visualizações
Foto: Alunos da rede pública estadual conhecem a biodiversidade do Parque do Utinga
Foto: Mateus Novaes / GRB / IDEFLOR-Bio

O grupo esteve no local que resguarda as duas principais fontes de abastecimento de água da capital paraense

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Profª. Maria Encarnação Campos de Araújo, localizada no bairro da Guanabara, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), tiveram a oportunidade de conhecer as riquezas naturais do Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna". A visita à Unidade de Conservação (UC), na capital paraense, coincidiu com o Dia Mundial da Água, celebrado na última sexta-feira (22). 

O Parque Estadual do Utinga desempenha um papel crucial no abastecimento de água da Região Metropolitana de Belém. Cerca de 70% da água consumida tem como ponto de partida os lagos Bolonha e Água Preta, protegidos na UC. Um recurso natural que abastece aproximadamente 1,5 milhão de pessoas nos municípios de Belém e Ananindeua.

Durante a visita, os alunos constataram a importância desses mananciais e de toda a biodiversidade presente no Parque. Na faixa etária de 6 a 12 anos, o grupo foi guiado por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), que apresentaram espécies da fauna e da flora que vivem na UC, estimulando nos alunos a necessidade de preservar a natureza para a qualidade de vida da atual e das futuras gerações.

Foto: Mateus Novaes / GRB / IDEFLOR-Bio

Experiência prática - Para os educadores da Escola Estadual Profª. Maria Encarnação Campos de Araújo, a visita foi uma oportunidade única de enriquecer o aprendizado dos alunos fora da sala de aula. Eles avaliam que a experiência prática e imersiva proporcionada pelo contato direto com a natureza contribui não apenas para o conhecimento científico, mas também para o desenvolvimento de valores como respeito e cuidado com o meio ambiente.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, acredita que os alunos retornaram com uma bagagem de conhecimento e experiências que, certamente, terá reflexos em suas vidas. “Tenho certeza que receber essa galerinha no Parque Estadual do Utinga não apenas despertou o interesse pela conservação ambiental, mas também fortaleceu o senso de pertencimento e responsabilidade em relação ao patrimônio natural da região”, enfatizou o gestor.

ServiçoO Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. Funciona de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail: grb.dgmuc@gmail.com.


MAIS FOTOS