Uso de chromebooks amplia acesso ao conhecimento nas escolas estaduais

Novo tipo de computador concebido para ajudar a executar tarefas de forma rápida e fácil, promove inclusão digital e ajuda a dinamizar as aulas
Mais do que ferramentas de apoio em sala de aula, os chromebooks, do programa “Conecta Educação”, notebooks intuitivos e fáceis de usar, estão se tornando grandes aliados no processo de ensino e aprendizagem na rede pública estadual do Pará. Distribuídos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os equipamentos já estão nas mãos de professores e estudantes, contribuindo diretamente para dinamizar as aulas, tornar os conteúdos mais acessíveis e facilitar o trabalho dos profissionais da educação.
Um exemplo claro dessa integração foi a atividade realizada na Escola Estadual Dr. Aníbal Duarte, em Belém, com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta uniu Arte e Tecnologia, para incentivar o senso crítico dos estudantes e ampliar sua capacidade de leitura de mundo, competências essenciais para a análise e interpretação de textos. A aula teve como foco o fortalecimento de estratégias diretamente relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Busco integrar a Arte com outras disciplinas, como Português e Matemática, para fortalecer habilidades exigidas nas avaliações nacionais. Um exemplo é o trabalho com o tema do expressionismo, que estimula nos alunos o senso crítico e a reflexão sobre si mesmos e o mundo ao redor. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento da interpretação de texto, da produção textual e da autonomia na pesquisa. A arte tem um papel essencial nesse processo, ampliando a visão do aluno e preparando-o de forma mais completa. Além disso, o uso dos chromebooks aumentou significativamente o engajamento dos estudantes, melhorando a dinâmica das aulas”, afirma Renan Delmont, professor de Artes.
Inclusão digital - A chegada dos equipamentos foi aguardada com ansiedade pelos estudantes da unidade Dr. Aníbal Duarte, e proporcionou uma melhora nas condições de estudo. “As aulas ficaram mais legais, acessíveis para gente", disse o estudante Antônio Vitor.
"Agora dá para pesquisar as coisas com mais facilidade. Antes, a gente tinha que usar o livro da disciplina, demorava, e às vezes nem dava tempo de terminar o dever. Com os chromebooks, dá tempo de pesquisar, fazer e entregar tudo certinho. Quando comecei aqui e vi que teríamos essa ferramenta, fiquei bem animado e não via a hora de já utilizar. Em nenhuma outra escola tem isso, nem na minha antiga. Com certeza estamos estudando melhor com eles”, acrescentou Antônio Vitor.
Plataformas educacionais - Com o uso do chromebook, o estudante tem acesso aos materiais de forma digital e facilidade para se conectar a plataformas para realização de exercícios e trabalhos, ainda em sala de aula. Uma delas é a Plataforma Plurall, espaço que permite conectar alunos, professores, gestores escolares e famílias, por meio do acesso à Biblioteca Virtual com material didático, banco de questões na aba Maestro, espaço para redação, aba Redação Nota 1000 com correções on-line para uso do professor com seus estudantes, além da ampliação do trabalho da gestão pedagógica para análise otimizada de resultados.
Uma das maiores vantagens da plataforma é a personalização do ensino, por meio da elaboração e gerenciamento de atividades, além da possibilidade de intervenções pedagógicas a partir da análise de dados de participação e rendimento, com base nos resultados detalhados de avaliações por aluno.
Tecnologia aliada no ensino da Geometria - Na Escola Estadual Deputado Armando Corrêa, em Ananindeua, os equipamentos são utilizados para trabalhar as formas geométricas, fração e porcentagem, avaliando e reforçando os conhecimentos dos estudantes sobre as figuras geométricas de forma interativa.
“Está sendo muito boa a utilização dos chromebooks. A gente consegue aprender mais utilizando a Plataforma Plurall. A gente estuda mais e temos mais conhecimentos para abrir a nossa mente”, conta Leonardo Silva, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Deputado Armando Corrêa.
Com o uso crescente de recursos digitais nas escolas, professores percebem mudanças na interação dos alunos com o conteúdo. Segundo Lilliane Garcia, professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Dr. José Márcio Ayres, em Belém, a tecnologia, quando bem integrada ao planejamento, pode aumentar o engajamento. Ela trabalha com turmas da 3ª série do Ensino Médio, preparando os estudantes para a avaliação do Saeb com base nos descritores da matriz da disciplina.
“Em sala de aula, percebo que, ao permitir o uso do celular para pesquisas, os alunos já demonstram familiaridade com a tecnologia. O uso de computadores e interfaces próximas da realidade deles facilita a interação, pois, embora seja algo novo, também é familiar, o que aumenta o interesse. As plataformas digitais trazem objetividade e impactam diretamente no aprendizado”, afirma a professora Lilliane.
Conectividade em todas as escolas - Com o programa “Conecta Educação”, cada escola da rede recebe um carrinho/armário móvel com 36 Chromebooks, permitindo que as salas de aula se transformem em laboratórios digitais. Após garantir que 100% das escolas estaduais estejam conectadas à internet, a Seduc agora garante também os equipamentos para todas as unidades. O investimento foi de mais de R$ 64 milhões.
Além disso, as escolas contam com internet por fibra óptica ou via satélite (Starlink), e com a formação continuada dos profissionais da educação. A proposta é universalizar o acesso à tecnologia, tornando as escolas públicas do Pará mais conectadas, modernas e preparadas para os desafios da educação atual.
Além do “Conecta Educação”, em 2024 a Seduc iniciou a distribuição dos "Kits Bora Estudar", que garantiram antenas de internet via satélite às escolas da rede. Com isso, todas as 975 escolas estaduais paraenses contam com internet, o que torna o Pará um dos poucos estados a garantir 100% de conectividade nas unidades de ensino.
“As escolas já começaram a utilizar os equipamentos, marcando uma mudança de paradigma na Seduc. Notebooks e Chromebooks estão sendo incorporados como ferramentas pedagógicas, junto com contas Google for Education, ampliando o uso de recursos digitais no ambiente escolar. Recentemente, tivemos duas aplicações práticas importantes: as avaliações sobre mudanças climáticas, realizadas em 90 escolas, e um simulado educacional. Com internet e equipamentos disponíveis, os professores passam a contar com mais apoio para aplicar testes, realizar atividades online e acessar plataformas educacionais, o que contribui significativamente para a melhoria da qualidade das aulas na rede estadual”, destaca Jó Elder Vasconcelos, diretor de Recursos Tecnológicos da Seduc.
Qualificação - Para garantir que os recursos tecnológicos sejam bem aproveitados, a Seduc iniciou formações específicas para os professores da rede estadual, em parceria com o Google for Education. A capacitação visa qualificar os docentes para o uso dos Chromebooks de forma prática, segura e alinhada às necessidades pedagógicas.