Projeto ‘Trilhas Formativas’ fortalece colaboração entre Seduc e municípios

Iniciativa do Governo do Estado e parceiros, oferece formação em cinco áreas estratégicas para aprimorar a gestão educacional na rede municipal
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (25), o projeto “Trilhas Formativas”. O objetivo é proporcionar formações para dirigentes e técnicos que atuam no município, ampliando conhecimento sobre processos pedagógicos e administrativos necessários para fortalecer a gestão, bem como a implementação de políticas educacionais. A abertura do projeto foi realizada de forma on-line, durante live conduzida pelo coordenador e professor Augusto Paes.
O projeto, promovido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Pará) e o Instituto Motriz. A iniciativa busca consolidar e fortalecer a cooperação entre estado e município, como destaca o titular da Seduc, Ricardo Sefer.
“Nosso objetivo é apoiar os gestores municipais com ferramentas que garantam uma educação pública de qualidade, fortalecendo a gestão em todas as suas dimensões. Esse alinhamento entre Estado e municípios é fundamental para que as políticas cheguem com mais eficiência aos estudantes”, disse o gestor.
As trilhas são organizadas em cinco eixos - Gestão administrativa e financeira na educação; Gestão política educacional; Gestão de pessoas e liderança; Gestão pedagógica e órgãos colegiados e, Gestão e clima escolar
As formações começam no próximo dia 9 de setembro, com a aula magna, no auditório da Seduc, abordando módulos com o tema “Financiamento da Educação”, no dia 15 de setembro, e Recursos Financeiros e Orçamentários” e “Sistemas de Gestão e Financiamentos”, nos dias 18 e 22. A transmissão será realizada ao vivo pelo ip.TV, às 16h.
A presidente da Undime, professora Sandra Helena, ressaltou a importância da parceria com a Seduc para o fortalecimento da educação.
“A Undime estará sempre aberta a parcerias com a Seduc, que vem promovendo trilhas cuidadosamente elaboradas para fortalecer tanto a gestão municipal quanto o trabalho pedagógico. Com uma gestão fortalecida, avançamos no desenvolvimento da educação em todo o Estado”, destacou.
Na sequência, será realizada a trilha de Gestão Política Educacional, que terá início no dia 25 de setembro, com “Equidade, Diversidade e Inclusão”, seguida do módulo sobre “Análise de Indicadores e Planejamento”, em 28 de setembro.
De acordo com o Professor Augusto Paes, da Secretaria Adjunta de Gestão de Rede e Regime de Colaboração (Sarc), “o projeto procura acolher, refletir e inspirar as redes municipais, consolidando o regime de colaboração, ao aprofundar conhecimentos sobre os processos pedagógicos e administrativos necessários para aprimorar a gestão e a implementação de políticas públicas educacionais nas redes municipais de ensino”, disse Augusto.
O ciclo formativo se encerra com a certificação dos participantes no dia 2 de outubro, no auditório da Seduc.
Serviço: As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto. Para se inscrever, os secretários municipais devem acessar o link na internet, acesse aqui.