Seduc reforça com simulado preparação dos estudantes para a prova do Saeb

O Simulado Pará faz parte do Movimento Saeb 2025 – Articuladores por Todo o Pará, que mobiliza equipes da Seduc em visitas às escolas da rede estadual
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (28), o primeiro Simulado Pará com estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em todas as escolas estaduais. A ação integra a preparação para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em outubro próximo, em todo o Brasil.
O Simulado visa familiarizar os estudantes com o formato e o nível de exigência das avaliações nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de fornecer às escolas um diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, orientando professores e gestores para o fortalecimento das estratégias pedagógicas.
Segurança e confiança - O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, ressaltou que a iniciativa faz parte de um esforço coletivo da rede pública estadual. “Esse simulado é um momento estratégico para que nossos alunos ganhem segurança e confiança na hora da prova oficial. Além disso, permite que as escolas identifiquem pontos que precisam ser reforçados no ensino. Queremos que o Pará siga avançando na qualidade da educação pública e consolidando os bons resultados alcançados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, disse o titular da Seduc.
O secretário de Educação Básica da Seduc, professor Júlio Meireles, destacou o papel pedagógico da ação. “O Saeb é uma ferramenta de diagnóstico essencial. Mais do que números, ele nos mostra onde precisamos melhorar para garantir a aprendizagem de todos. O simulado estadual é parte de uma mobilização que envolve estudantes, professores e gestores, todos unidos em torno da elevação dos resultados educacionais do Pará”, disse o professor.
Mobilização nas escolas - Na Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, em Santarém, no oeste paraense, a estudante Ana Beatriz Rego, do 9º ano, falou sobre a importância do Simulado. “A prova é muito importante para o nosso crescimento pessoal e profissional. Ela avalia tanto nós, estudantes, quanto a escola e os professores. Eu tive algumas dificuldades em Matemática, mas contamos com livros didáticos e com o apoio dos professores, que sempre nos auxiliam e nos estimulam a melhorar”, informou.
Segundo a diretora da unidade, Janaína Bandeira de Moraes, “a 'Nossa Senhora de Guadalupe' é uma escola da periferia de Santarém, com alunos genuinamente da rede pública, e mesmo assim alcançamos o primeiro lugar em desempenho entre as escolas da DRE de Santarém. Esse resultado nos enche de orgulho, e mostra que estamos no caminho certo. Estamos mobilizados com professores, alunos e famílias para garantir que esse avanço se confirme no Saeb 2025”.
Na Escola Estadual São Raimundo Nonato, que obteve o melhor Ideb da rede pública estadual no último ano, a média 7,0 no Ensino Fundamental e 5,6 no Ensino Médio, a estudante da 3ª série Ana Clara Dias reforçou a importância do Simulado. “É um privilégio estudar na Escola que alcançou o melhor Ideb do Pará. Essa prova foi um treinamento importante, porque as questões exigem muito da gente, mas tudo faz parte da nossa grade curricular. Nossos professores se dedicam bastante, e temos todo o apoio de material didático necessário”, assegurou.
Articulação - O Simulado faz parte do Movimento Saeb 2025 – Articuladores por Todo o Pará, que mobiliza equipes técnicas da Seduc em visitas às escolas da rede estadual, com encontros formativos, escutas ativas e orientações pedagógicas. A ação fortalece as práticas de ensino e gestão, visando garantir melhores resultados no Saeb deste ano.
Segundo a secretária-adjunta de Educação Básica em exercício, Cláudia Ferreira, o trabalho tem impacto direto na aprendizagem. “O Movimento Saeb 2025 e o Simulado Estadual são ações complementares que fortalecem nossas escolas. Estamos mobilizando gestores, professores e estudantes para ampliar práticas pedagógicas, garantir acompanhamento mais efetivo e consolidar estratégias que elevem a aprendizagem e os resultados do Pará no Saeb”, ressaltou.
O Pará vive um momento histórico na educação pública estadual. Com 4,3 pontos no último Ideb, o Estado saltou da 26ª para a 6ª colocação no ranking nacional, consolidando os avanços conquistados com políticas públicas, investimentos e valorização do ensino público.