Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunas da escola estadual Santa Tereza D'Ávila, de Marituba, participam de debate e mostra de projetos na blue zone

21/11/2025 10h08 - Autor: Lilian Guedes (Ncom Seduc 40 visualizações
Foto: Alunas da escola estadual Santa Tereza D'Ávila, de Marituba, participam de debate e mostra de projetos na blue zone
Foto: Divulgação

As alunas Deiziane Sousa e Maria Luyza, da Escola Estadual Santa Tereza D' Avila, localizada no município de Marituba, participaram do Dia das Crianças na COP30, na blue zone, no dia 17. Com outros adolescentes de diversos grupos do Brasil, as estudantes participaram do diálogo intergeracional, de alto nível, sobre crianças com a presidência da COP30 e com autoridades nacionais e internacionais.

Deiziane e Maria Luyza falaram do seu projeto que foi finalista do Prêmio Criativos da escola +Natureza 2025: o “Trilha maker Cop30”, e sobre o que traziam de sua escola como experiência e interagiram com os outros grupos de alunos de diferentes países.

O dia de imersão na blue zone foi oportunizada pelo Instituto Alana, idealizador do “Prêmio Criativos”.

Maria Luyza conta que foi a experiência única participar do evento global.

“Participar da Cop30, na Blue Zone, foi uma experiência que realmente marcou a minha vida. Estar naquele espaço, onde tantas decisões importantes sobre o futuro do planeta acontece, me fez perceber o quanto a Cop30 tem valor. O nosso projeto, que nasceu dentro da escola, chegando tão longe, foi algo que me encheu de orgulho. Enquanto acompanhava as atividades e conversas escolar, eu pensava em como tudo que fizemos afetia exatamente o que a Cop30 defende: Aprender, inovar e buscar soluções reais. Foi o momento em que eu entendi que o nosso trabalho tem impacto de verdade e que a gente também pode contribuir para essa discussão global”, disse a aluna.

Trilha Maker COP30 - O trilha maker Cop30 é um projeto construído no clube interdisciplinar da escola, trazendo desafios que estimulam a coordenação motora, raciocínio lógico, e memória visual e auditiva. O jogo que faz referência a Cop30 traz um resgate aos pontos turísticos de Belém e conhecimentos dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, conta com um dado digital e jogo da memória construídos com conhecimentos de Robótica educacional e o labirinto elétrico.

Deyziane também contou como foi ter participado da COP30 e poder se conectar com crianças de outros países.

“Ter participado da Blue Zone, na COP30, pra mim, foi incrível. Eu só tenho a agradecer aos responsáveis. Foi muito bacana ver as crianças prendadas nas falas, as experiências, foi tudo muito bom. Ter o meu momento de apresentação do nosso projeto foi gratificante demais. Me comunicar com outras pessoas da minha idade, de outras línguas, foi tudo muito incrível e eu só tenho a agradecer. Eu amei a experiência de ter participado”, frisou a estudante Deiziane.

O professor Charles Ruan, que estava responsável pelas estudantes falou que “foi uma oportunidade única, vivenciar uma experiência global em um tema muito importante, principalmente mostrar o que produziram para o mundo”, disse o professor.

Ao final do evento participaram do crianças no balanço ético global.


MAIS FOTOS