Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

FORMATURA PROJETO MUNDIAR

11/02/2019 07h10 - Autor: 177 visualizações


O Projeto Mundiar  realizou no último sábado (9), a formatura das turmas de 2017 do ensino fundamental e ensino médio da Unidade Seduc na Escola (USE 6). O evento ocorreu no auditório Waldir Bouhid, localizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém.


O Mundiar está em seu sexto ano e até 2018 atendeu mais de 60 mil alunos. Para 2019 é estimada a abertura de 503 novas turmas, cerca de 12 mil alunos deverão ser atendidos no projeto que viabiliza o Ensino Fundamental em 24 meses e o Ensino Médio em  18 meses.


O projeto foi implantado para corrigir a distorção idade-ano visando oportunizar aos estudantes que estão atrasados no ensino regular a conclusão do ensino fundamental e médio na idade certa. Com aplicação de uma metodologia diferenciada, o Mundiar utiliza matérias que dão ênfase na inclusão social, dando autonomia de estudos no campo da capacidade produtiva e colaborativa e, sobretudo, viabilizando o acesso a educação básica de qualidade em menor tempo com o objetivo de diminuir a evasão escolar.


“O projeto busca apoiar e transformar a vida desses jovens para que os mesmos encontrem seu caminho em meio a sociedade", afirmou Marcos Lopes, coordenador do Projeto Mundiar. A professora Marizete Martins, explica a importância do projeto em colocar esse aluno que por vários motivos abandonou ou não concluiu o ensino fundamental ou médio de volta na escola "O projeto visa despertar no estudante a vontade e a necessidade de voltar a estudar, pra que ele possa progredir para um curso superior, profissionalizante e para outras perspectivas de trabalho" completou.

 

A estudante Milene Costa, de 15 anos, afirmou que o projeto lhe devolveu a vontade de estudar "Chegar no ensino médio para mim, é um sonho!" acrescentou. Fabiola Botelho, de 19 anos, formanda do ensino médio e oradora da turma, relata que o projeto foi fundamental na sua vida "O Mundiar me deu a oportunidade de retomar os estudos, e hoje eu estou aqui representando meus colegas de classe. Estou orgulhosa" afirma.


A dona de casa Alessandra Santos, foi prestigiar a filha Maria Vitória, de 15 anos, formanda do Ensino Fundamental. Ela explicou como o projeto mudou a vida da filha "a Maria Vitória não conseguia avançar nas turmas e o projeto, juntos com os professores, ajudou tanto que hoje ela está aqui, e eu só tenho que agradecer" acrescentou.

 

O Mundiar atende 110 municípios no estado do Pará, chegando nas comunidades indígenas, quilombolas, zonas rurais e ilhas, atendendo alunos a partir de 13 anos que não concluíram o Ensino Fundamental e estudantes a partir de 17 anos que não terminaram o Ensino Médio.

 

 

 

Ascom / Seduc

Colaboração de Texto: Jéssica Santana

Colaboração de Imagens:  Suellen Nunes


MAIS FOTOS