Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Combate à criminalidade é tema de palestra na Escola Joaquim Viana

14/11/2019 08h46 - Autor: Colaboração: Jéssica Santana 941 visualizações

Com objetivo de conscientizar a família e diminuir os índices de jovens na criminalidade, a Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Viana, em Ananindeua, promoveu nesta quarta-feira (13), no auditório da instituição, uma palestra de prevenção e combate a crimes dentro e fora da escola. A ação tem a parceria do Secretaria de Municipal de Segurança e Defesa Social de Ananindeua, da Guarda Municipal, e da Força Nacional. Cerca de 50 pais estiveram na palestra e tiraram dúvidas sobre o trabalho que vem sendo realizado nas escolas do Município. Aproximadamente 150 escolas da rede municipal, estadual e privada já receberam a atividade.

 

Com a finalidade de reduzir a criminalidade na área, principalmente o aliciamento de crianças e adolescentes, o município de Ananindeua desenvolve diversas ações de combate à violência unindo Estado, Município, Escola e a Família. Além do apoio da Guarda Municipal e da Força Nacional, que está em Belém em uma ação do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. O Município ainda dispõe de projetos de cunho social da Guarda Municipal, chamados: Pátria Amada Ananindeua Socioeducativo e o Projetos Anjos da Guarda que trabalha com crianças e adolescentes o incentivo ao esporte e a leitura.

 

A Escola é o espaço onde se trabalha a conscientização de pais e alunos, em especial no combate à criminalidade. “A família e a escola são fundamentais no processo de combate ao aliciamento, o âmbito escolar é a segunda casa dos nossos filhos, e é nossa obrigação participar desse processo, pois as crianças de hoje, são os adultos e o futuro do amanhã”, afirmou o secretário municipal de segurança pública de Ananindeua Zezinho Lima.

 

O projeto Pátria Amada Ananindeua Socioeducativo e o Projeto Anjos da Guarda objetivam tirar as crianças das ruas, trazendo para a escola e alertando contra os riscos das drogas, exploração sexual, entre outras. “Esse feedback com as crianças ajuda no nosso trabalho que é mostrar que a educação é o único caminho. Estabelecer essa relação com os mesmos ajudar a combater até mesmo situações que ocorrem dentro da própria casa”, explica o comandante da Guarda Municipal, Rogério Lima.

 

O diretor da escola, Antônio Carlos Moreira conta que a instituição vem trabalhando diversas temáticas sociais com os alunos e a família, por meio de palestras, oficinas e no dia a dia da escola. “Essa união de forças, da escola, família e Estado é muito importante para a sociedade como um todo”, ressalta.

 

A programação contou, ainda, com o representante da Força Nacional, Yuri Barradas, que conversou com os pais sobre medidas que podem ser aplicadas em casa para evitar que as crianças sejam induzidas a cometer atos ilícitos.


MAIS FOTOS