Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos da Escola Fátima I, em Val de Cans, ganham projeto esportivo

04/03/2020 14h32 - Autor: Leidemar Oliveira - Ascom/Seduc 439 visualizações
Foto: Alunos da Escola Fátima I, em Val de Cans, ganham projeto esportivo
Programa Força no Esporte | Fotógrafo: Eliseu Dias

A partir deste ano os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima I, no bairro de Val de Cans, em Belém, vão poder participar de diversas modalidades esportivas inteiramente gratuitas. Na tarde de ontem, alunos e pais participaram do lançamento do Projeto Forças no Esporte (Profesp), que objetiva oferecer um segundo tempo de reforço escolar ao aluno.

Segundo o tenente da Força Aérea Brasileira, Isaías Santos serão ofertadas as modalidades de basquete, futsal, natação e atletismo. Inicialmente, serão atendidos 150 alunos de 10 a 15 anos, com atendimento no contraturno. As aulas vão acontecer na área da própria Base Aérea, onde já há uma estrutura pronta para atender as crianças e adolescentes. “A principal meta é tirar as crianças da ociosidade, despertar neles, princípios de vida e disciplina, além de proporcionar uma perspectiva de futuro e quem sabe, até, revelar grandes atletas”, explica.

Criado em 2003, o Profesp é um programa desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério do Esporte, o Ministério do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional da Juventude, operacionalizado por organizações militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Atualmente, atende a cerca de 23 mil crianças em todo o Brasil.

Previstas para iniciar a partir do dia 15 de março, as aulas serão ministradas pelos professores e estagiários de educação física das universidades parceiras e da própria Força Aérea. Para a diretora da escola Fátima I, Wanessa Rebelo, os pais podem procurar a direção da escola para efetuar a inscrição dos filhos. Para ela, o projeto vai possibilitar vivência esportiva às crianças e mais entrosamento da comunidade escolar. “Todos vão se sentir mais importantes e participativos porque além do esporte pais e alunos vão ter a vivência cívica e o projeto vai permitir novos horizontes a esses alunos”, comentou.
Os pais gostaram da notícia e estão ansiosos para o início das aulas. “Fiquei feliz de saber que a minha filha vai ter a opção de praticar uma atividade física de forma gratuita e segura, principalmente a natação que ela tanto gosta, mas que nunca foi possível oportunizar a ela”, afirmou Queila Cabral, mãe da aluna Rebeca Cabral, de 9 anos.

Participaram do evento, o comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Ricardo, a gestora da USE 01, Carmem Dias e professores da Uepa e UFPA.


MAIS FOTOS