Coletores recicláveis são instalados no prédio-sede da Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Ações Educativas Complementares (CAEC) instalou, na última quinta-feira (21), coletores recicláveis com o intuito de incentivar a sustentabilidade entre os servidores da instituição, a partir do armazenamento adequado de materiais recicláveis e reaproveitáveis. Os coletores foram distribuídos pelo prédio-sede, tanto no térreo, como nos três andares da instituição, sendo que cada andar conta com duas ou três lixeiras recicláveis.
Os acumuladores específicos e identificados com o nome “reciclagem” ou “coleta seletiva”, já estão nos locais indicados e devem ser usados somente para a coleta de material reciclável, como papel, plástico e metal. A especialista em Educação Ambiental EmIly Silva, destaca que os funcionários não devem colocar nos coletores copos descartáveis, por não se tratarem de um material reciclável, assim como embalagens com restos de alimentos, pelo fato de atraírem insetos.
“A coleta seletiva é uma iniciativa antiga da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc, que hoje compõem a CAEC. A participação dos servidores é importante para contribuir com o meio ambiente, por meio da reciclagem do material arrecadado, e também para a geração de renda de famílias em situação econômica vulnerável”, disse EmIly Silva.
A parceria entre Seduc e a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), já dura há alguns anos, e é de extrema importância para minimizar os impactos socioambientais causados pela destinação incorreta de resíduos sólidos. De acordo com a Presidente da COOTPA, Noemia Nascimento, a quantidade de material recolhida na secretaria é bem significativa, o que contribui não só com a reciclagem, como também para a preservação do meio ambiente.
“A reciclagem, além de ser benéfica para o meio ambiente, gera renda para pessoas que não tem um emprego, ou seja, os catadores. O reaproveitamento desses materiais ajuda bastante a diminuir a quantidade de rejeitos que são enterrados de forma desnecessária no Aterro Sanitário de Marituba”, explicou a presidente.
MAIS FOTOS

Coletores recicláveis são instalados no prédio-sede da Seduc

Coletores recicláveis são instalados no prédio-sede da Seduc

Coletores recicláveis são instalados no prédio-sede da Seduc