Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc promove webinário para pofissionais da Educação sobre envelhecimento saudável

21/09/2021 13h11 - Autor: Vinícius Leal, com a colaboração de Rodrigo Moraes (Ascom/Seduc) 156 visualizações
Foto: Seduc promove webinário para pofissionais da Educação sobre envelhecimento saudável
Seduc mobilizou profissionais das áreas de Direitos Humanos, Saúde e Educação para discutir temáticas relacionadas aos idosos

Evento abordou o tema reunindo especialistas nas áreas dos Direitos Humanos, Saúde Pública e da Educação

Proporcionar aos profissionais da rede estadual de ensino o entendimento sobre “envelhecimento, direitos e proatividade”, foram os principais objetivos do webinar promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec), no dia 16 deste mês.

O evento reuniu especialistas nas áreas dos direitos humanos, saúde pública e educação, para discutir temáticas relacionadas aos idosos e reforçar o combate a qualquer tipo de violência contra esse público. Além disso, o encontro possibilitou o debate sobre o envelhecimento na atualidade e evidenciou o lugar da pessoa idosa, enquanto sujeito de direitos e garantias de proteção.

Segundo a coordenadora da Caec, Giovana Costa, a troca de conhecimento é necessária, devido a relevância do assunto no contexto escolar. “Desde cedo, os estudantes e a sociedade de maneira geral, precisam saber que o envelhecimento ocorre todos os dias e não com o decorrer do tempo. Discutir isso em sala de aula, reforça os valores humanos, o respeito, cuidado, reciprocidade e a resiliência que o ser humano precisa ter um com o outro”, afirmou a coordenadora.

A orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prioriza ações educacionais que trabalham a temática da pessoa idosa. A técnica da Caec, Ana Maciel, disse que a palestra teve a preocupação de trabalhar questões que envolvem grande parte da população brasileira e mundial que, cada vez mais, está envelhecendo, como revelam os especialistas.

De acordo com a médica especialista em gerontologia, Cynthia Charone, é essencial trabalhar o assunto com os profissionais da educação, tanto para o conhecimento próprio, como para repassar aos seus alunos. Ela ressalta, ainda, que é importante toda a sociedade ter conhecimento sobre os cuidados que devem ser tomados para que os idosos tenham uma vida mais saudável.

“É importante ter a compreensão do envelhecimento de maneira sadia, além dos direitos assegurados a esse público e as oportunidades. Parabenizo pelo evento fantástico, que é fundamental para que todos os profissionais da educação idosos, até mesmo os jovens e adolescentes, saibam como lidar com esse processo, a maneira de tratar os mais velhos com respeito e dignidade, de incentivar aquela pessoa que construiu toda história que vivemos hoje”, frisou a especialista.

"Este webinar foi de grande relevância, devido às diversas trocas de conhecimentos. Falar de garantia de direitos e envelhecimento saudável, implica em vários fatores e assuntos, além de ser algo bastante abrangente”, é o que diz a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também membra do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Letícia Bittar.

"Atualmente, temos instrumentos legais que nos oferecem esse suporte para que essas garantias sejam realmente efetivadas. Trabalhar a temática nessa perspectiva de construção constante do desenvolvimento, disciplinas, comportamentos saudáveis com qualidade de vida, ainda mais no atual contexto pandêmico, é essencial. Agradeço pelo convite e fiquei muito feliz em participar dessas discussões”, completou a advogada.

Na ocasião, além de representantes da Seduc, da OAB e membros da sociedade civil, também participou do evento a coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Maisa Gomes.