Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc entrega uniforme para delegação do Pará que vai aos Jogos Escolares Brasileiros

26/10/2021 10h42 - Autor: Evaldo Júnior (com colaboração de Rodrigo Moraes) Ascom/Seduc 474 visualizações
Foto: Seduc entrega uniforme para delegação do Pará que vai aos Jogos Escolares Brasileiros
Seduc entrega uniforme para delegação do Pará que vai aos Jogos Escolares Brasileiros

Os Jogos Escolares serão realizados de 29 de outubro a 05 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. O Pará será representado por 240 atletas.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), entregou agasalhos oficiais à delegação do Pará que vai participar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), no Rio de Janeiro. A entrega ocorreu no auditório do NEL nesta segunda-feira (25). Os jogos escolares serão realizados de 29 de outubro a 05 de novembro na cidade do Rio de Janeiro. Estão sendo aguardados quase seis mil estudantes, com idades entre 12 e 14 anos.

A 17ª edição da competição vai marcar a retomada da atividade esportiva, que ficou paralisada por 17 anos. A organização do evento é feita pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e pelo Ministério da Cidadania.

A delegação do Estado do Pará tem 240 atletas, incluindo alunos da rede pública estadual de ensino selecionados nos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), realizado de 24 a 26 de setembro (feminino), e nos dias 02 e 03 de outubro (masculino). Os atletas do Pará vão representar participar de 17 modalidades esportivas.

De acordo com o presidente da Federação, Gilson Pereira, toda a equipe que acompanhará os atletas está preparada para cuidar dos estudantes, e se encarregará pelo suporte à delegação. “Nós vamos fazer o melhor por eles, e estaremos atentos desde a viagem que irá acontecer agora, nesta quarta-feira (27). Estou muito feliz de estar participando deste momento”, disse Gilson Pereira.

Talentos - O diretor do Núcleo de Esporte e Lazer, Cristiano Gomes, falou sobre a expectativa dos jovens que vão representar o Pará em nível nacional. “Essa ida dos nossos atletas para o Campeonato Nacional vai mostrar que o Estado tem talentos que conseguem se destacar em nível nacional. Os profissionais têm capacidade e qualidade técnica para treinar as suas equipes e atletas, para que eles sejam campeões não só como esportistas, mas também na vida pessoal. Esse momento hoje é especial, pois estamos entregando para cada aluno e membro de delegação os uniformes que vão ser usados para identificar a nossa delegação”, informou o diretor.

Os agasalhos foram patrocinados pelo Banco do Estado do Pará (Banpará) e distribuídos para atletas e membros da delegação que irá ao Rio de Janeiro.

Sobre a competição, a chefe da Delegação do Pará, Ana Cláudia Neves, disse que “participar dos Jogos Escolares Brasileiros após 17 anos de ausência é muito importante para todos os estados. Para o Pará mais ainda, porque nós temos o segundo mais antigo jogos escolares do Brasil. O resultado desse trabalho para nós, dirigentes da Seduc/NEL, não é garantir medalhas, mas sim oportunizar para as crianças e adolescentes a participação”.

O professor de Educação Física e representante da delegação do município do Acará, Danilo José, falou sobre a expectativa dos estudantes. Segundo ele, “como não conhecemos o volume de jogo dos outros participantes não dá para afirmar um resultado. No entanto, nós fizemos uma ótima preparação, e é a primeira competição nacional dos meninos. Eles estão empolgados, mas com o pé no chão”.

A entrega dos uniformes da delegação paraense contou ainda com as presenças dos treinadores e responsáveis pelos alunos.