Igarapé-Açu recebe a 93ª escola reconstruída e ampliada pelo Estado

18/03/2022 08h36 - Autor: Evaldo Júnior (SEDUC) 774 visualizações
Foto: Igarapé-Açu recebe a 93ª escola reconstruída e ampliada pelo Estado
Igarapé-Açu recebe a 93ª escola reconstruída e ampliada pelo Estado | Fotógrafo: Rai Pontes

Com investimentos do BID, a Escola Nilo de Oliveira inicia o ano letivo com nova estrutura. Governador anunciou ainda obras em duas escolas estaduais da zona rural.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou no início da tarde desta quinta-feira (17) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo de Oliveira, localizada no município de Igarapé-Açu, na região Nordeste. É a 93ª unidade escolar entregue desde 2019. A reconstrução da unidade educacional inclui ampliação dos espaços pedagógicos, que oferecerão mais qualidade de ensino aos 600 estudantes matriculados. O investimento de R$ 4.108.991,76 é oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Que essa escola seja sempre uma referência da qualidade da educação aqui no município de Igarapé-Açu. Eu tenho certeza que, na região, pode ter escola igual, mas melhor que essa não tem. Uma escola de tempo integral, oferecendo todas as condições para uma educação de qualidade. A escola está linda, e que possa ser conservada assim”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, enfatizou a importância da reconstrução de mais um espaço de educação pública. "O Governo do Pará hoje entrega a escola de número 93, na linda cidade de Igarapé-Açu. Escola, que com certeza, vai ofertar aos nossos alunos melhor qualidade. Escola dotada de todas as condições. Neste momento em que a educação assume um papel tão importante na vida dos nossos alunos, que voltam ao ano letivo de forma presencial. É o Governo do Pará seguindo sua política, não só de valorização do magistério, mas de reconstrução das nossas escolas", pontou a titular da Seduc.

Para a aluna da 8ª série do ensino fundamental, Camile Vitória Andrade, o momento é de comemoração. Ela contou que antes a escola apresentava sérios riscos aos alunos, e que sonhava com a reconstrução do que ela chama de "segunda casa": "A minha escola era feia. Muito acabada. O quadro era sujo, as mesas quebradas. Não tínhamos conforto. Agora tudo mudou. As coisas estão limpas e novas, o que traz conforto para a gente que está aqui diariamente. Eu amei também as salas de informática e multifuncional", disse a estudante.

A unidade tem ainda 16 salas de aula; biblioteca; área de lavagem do laboratório; sala de vídeo; quadra poliesportiva; bicicletário coberto; reservatório elevado; subestação de 150 kVA; diretoria; sala dos professores; secretaria; arquivo; almoxarifado; depósito;  banheiro feminino;  banheiro masculino;  banheiros para pessoa com deficiência (PcD) feminino e masculino;  área de recreio coberto; cozinha; despensa; área de triagem; área de serviço;  área de lavagem; depósito de gás; depósitos de lixo interno e externo; estacionamentos para motocicleta, com 12 vagas, e para carros, com 15 vagas. A área construída é de 3.924,34 metros quadrados (m²).

Obras na zona rural – A agenda de trabalho do governador Helder Barbalho no município incluiu ainda o anúncio da reconstrução de duas escolas estaduais, por meio de convênio firmado com a prefeitura. A Escola Estadual de Ensino Fundamental do Curi, localizada na zona rural de Igarapé-Açu, será reconstruída e ampliada, para proporcionar mais comodidade aos alunos e à equipe pedagógica. O valor da obra é superior a R$ 1.500.000,00.

A outra unidade beneficiada será a Escola de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos, também na zona rural. O valor do convênio é de R$ 2.700.00,00.

O governador também assinou a Ordem de Serviço para construção imediata de uma creche na sede municipal, ação do Programa "Creches Por Todo o Pará", que visa zerar o déficit de vagas no ensino infantil. Com a autorização, a obra terá início imediato, gerando também emprego formal no município.

A estrutura beneficiará, anualmente, cerca de 200 crianças de 0 a 5 anos de idade. O programa é executado em regime de parceria entre o Estado e os municípios. A creche terá berçário, lactário, área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.