Seduc encerra período de pré-matrícula na ´Creche Prof. Orlando Bitar´

14/04/2022 11h06 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 1226 visualizações
Foto: Seduc encerra período de pré-matrícula na ´Creche Prof. Orlando Bitar´
Seduc encerra período de pré-matrícula na ´Creche Prof. Orlando Bitar´

A listagem das crianças selecionadas será divulgada no próximo dia 27 de abril, por meio do site da Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerrou, nesta quarta-feira (13), o período de pré-matrículas para a maior creche pública do Pará. O Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém, disponibilizou mais de 500 vagas para turmas do Maternal I e II, além da Pré-Escola I e II, tendo como público-alvo crianças a partir de 2 a 5 anos e 11 meses de idade.

O espaço de aprendizagem vai garantir aos pequenos paraenses ensino em tempo integral de qualidade para potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social. Além disso, esta é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”, que tem previsão para iniciar suas atividades em maio e vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirmou que o programa é a maior ação de proteção à infância no Pará, o qual busca melhorar os indicadores educacionais, principalmente a distorção série-idade, fazendo com que a criança possa ingressar na escola na idade certa. A titular da Seduc detalhou, ainda, os próximos passos do processo de pré-matrícula.

“Primeiramente, quero agradecer a nossa primeira-dama, Daniela Barbalho, por todo o apoio a este projeto, inclusive com a disponibilidade da equipe do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que nos ajudaram neste processamento das vagas. No próximo dia 27 de abril, vamos estar divulgando no site da Seduc a listagem das crianças que irão estudar na Creche Prof. Orlando Bitar, que representa o início desta bela e importante ação de governo”, destacou.

EXPECTATIVA

A trabalhadora autônoma, Ariane Lima, veio em busca de uma vaga para o seu filho de 5 anos. “Tem muitas crianças por aí que não estão estudando, por falta de um local adequado e agora surgiu este espaço maravilhoso. Vou poder trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que meu filho está em um local seguro e sendo bem assistido. Quero agradecer ao governador Helder Barbalho por essa oportunidade que ele está proporcionando aos pais e, principalmente, às nossas crianças, que surgiu na hora certa”, frisou.

Quem também está na expectativa de garantir uma das vagas é a farmacêutica Luiza do Socorro, que revela ter saído do emprego por não ter com quem deixar a filha de 3 anos. “Soube desta unidade através das redes sociais e, coincidentemente, tive a grata surpresa de surgir uma entrevista de emprego ainda nesta semana. Pelo que já vi até o momento, o ambiente é maravilhoso, porque há muitas mães solo, assim como eu, que precisam trabalhar e manter suas famílias. Tenho certeza que todos que já vieram aqui estão muito felizes e se sentem abraçados pelo governador Helder Barbalho, por esta oportunidade”, enfatizou.

Já para a auxiliar de costura, Carol Xavier, garantir uma vaga no CREI Prof. Orlando Bitar será fundamental para que possa voltar ao mercado de trabalho. Ela afirma que, dessa forma, poderá ajudar no custeio do aluguel onde mora, na alimentação e, principalmente, no aprendizado do filho mais novo, de 3 anos, e do pequeno Daniel, de 5 anos.

“Tive que sair do meu antigo emprego para ficar com meus filhos e se der tudo certo, de conseguir as vagas, vou poder voltar a trabalhar, porque o diferencial daqui é ser uma creche em tempo integral, já que as outras oferecem apenas atendimento em um turno. Portanto, agradeço por essa excelente iniciativa do Governo do Estado, para ajudar os pais que precisam retornar ao mercado de trabalho”, pontuou Carol Xavier.

DIFERENCIAIS

Uma das características principais do CREI Prof. Orlando Bitar é a sua localização estratégica, situada na Av. Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré, em Belém. O espaço de aprendizagem possui 19 salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia.

A creche também dispõe de consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, banheiros feminino e masculino, equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros equipamentos educacionais. Toda essa infraestrutura vai proporcionar aos pequenos paraenses ambientes confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito.

Além de oferecer o serviço essencial de educação à população, o CREI Prof. Orlando Bitar também será local para capacitação dos profissionais que vão atuar nas outras 149 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”.

De acordo com a gestora do CREI Prof. Orlando Bitar, Vera Leal, a demanda por vagas foi muito grande, mas todo o processo transcorreu de forma tranquila e organizada. “Esse é um espaço muito importante, porque a educação infantil é a base de tudo. É aqui que eles vão se desenvolver como seres humanos e ter aprendizagem de maneira geral. Como dizia o educador e filósofo Paulo Freire: 'não se faz educação sem amor' e isso eles vão ter aqui, tanto os pais como as crianças".