Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escola premia alunos vencedores do concurso de Redação do Círio de Nazaré

18/11/2019 14h19 - Autor: Colaboração: Jessica Santana (Ascom/Seduc) 703 visualizações

Com a proposta de promover o hábito da leitura e escrita, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Simplício, em Belém, juntamente com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoveram nesta segunda-feira (18) a premiação dos alunos vencedores do concurso de redação do projeto Círio Comunitário: Uma ação cultural na Amazônia. O concurso teve como tema: "Maria, mãe de todos" e contou com a participação de 300 alunos do 1° ao 5°. As três redações de destaque foram as das alunas Gabrielly Evangelista, do 5°ano (1° lugar), Eliane de Carvalho, do 3° ano (2° lugar) e Maria Aline, do 5° ano (3° lugar).


Com mais de 20 anos de existência o concurso de redação da Escola Vera Simplício, tem como objetivo de incentivar a escrita, leitura e pesquisa, além de criar nos alunos o respeito pela cultura, independente da religião. A atividade tem sido uma grande motivação para os estudantes, principalmente às crianças. Os alunos que ainda não sabem ler e escrever criam desenhos referente ao tema e concorrem normalmente, fazendo assim, com que todos atuem nas atividades da escola.

Para a diretora da escola Ana Lúcia, o concurso vem crescendo a cada ano, envolvendo pais, funcionários, professores, que se movimentam em prol do projeto. "É possível ver a animação deles, a ansiedade para participar. É notável também a melhora na escrita, e a atuação deles na escola", relata.


A diretora conta ainda que o objetivo não é trabalhar a religião, e sim, a cultura. “Hoje é possível ver evangélicos trabalhando como voluntário nas procissões do Círio. Nossa proposta é mostrar a união, a festa as cores, a cidade cheia e o respeito a fé de todos", completou.

Gabrielly Evangelista, 11 anos, ficou em 1° lugar no concurso. A estudante relata que por ser de outra religião não tem a vivência do Círio. "Nunca acompanhei o Círio e procurei falar com pessoas que têm essa experiência. Ao conversar com elas, cheguei à conclusão de que o Círio merece ser respeitado, como outra religião qualquer", detalhou.

A 2° colocada, Eliane de Carvalho, de 8 anos, é a mais nova entre os três ganhadores. Emocionada, ela conta que vive o Círio desde que nasceu. "Meu pai é guarda de Nossa Senhora de Nazaré, eu gosto muito de acompanhar, de ir para procissão. O Círio é fé, amor, união e foi isso que eu escrevi. Eu fiquei muito feliz de ter ganhado", comemorou.

Para Maria Alice, que ficou em 3° lugar, falar sobre o Círio é motivo de felicidade. A estudante explica que a mãe é devota da padroeira dos paraenses, e sempre ensinou a ela é aos irmãos o amor e respeito por todas religiões. "Minha mãe fez promessa, assim ela leva eu e meus irmãos na procissão, o Círio marca muito a minha vida, ver as ruas cheias, as pessoas emocionadas. Eu quis falar no meu texto como tudo surgiu, como ele se tornou o natal dos paraenses. Não tem explicação. O Círio é inexplicável", afirma.


MAIS FOTOS