Programa Parlamento Jovem Brasileiro prorroga inscrições

05/05/2020 07h45 - Autor: Colaboração Larissa Silva (SEDUC) 358 visualizações
Foto: Programa Parlamento Jovem Brasileiro prorroga inscrições
Programa Parlamento Jovem Brasileiro prorroga inscrições

O Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) prorrogou as inscrições até 30 de junho. Anteriormente, as inscrições eram até o dia  29 de maio, mas diante das medidas tomadas em todo o país para evitar o contágio e a propagação da Covid-19, a organização do PJB comunicou a mudança para a seleção e realização da edição 2020.

Voltado para alunos do Ensino Médio de todo o Brasil, entre 16 e 22 anos, de escolas públicas e particulares, o programa da Câmara dos Deputados oferece aos estudantes uma experiência de simulação parlamentar na Câmara Federal, em Brasília. Os selecionados irão participar da elaboração e discussão de Projetos de Lei, simulando uma jornada parlamentar real.

Visando minimizar a ausência do apoio escolar aos estudantes na preparação de seus projetos de lei, o Parlamento Jovem Brasileiro vai disponibilizar novos conteúdos pedagógicos em seu site oficial e também em suas redes sociais, visando a reduzir o impacto causado pela ausência da orientação dos professores nessa etapa.

Dessa forma, o processo de inscrição para o PJB 2020 tem ainda mais duas modificações. O comprovante de matrícula será exigido em uma etapa posterior e a autorização dos pais ou responsáveis somente será exigida dos estudantes selecionados quando confirmada a data da viagem. Além disso, os critérios de idade para a seleção foram redefinidos, podem participar do PJB 2020 jovens nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2004.

Segundo Márcia Alves, técnica da Coordenação do Ensino Médio da Seduc, e uma das responsáveis pelo PJB no Pará, produzir e enviar vídeos motivacionais de alunos e professores convidando a participar, enviar passo a passo de como criar projetos de leis para os alunos, enviar pacotes de materiais por concurso com regulamentos e mobilizar sobre o Programa através da TV Cultura são algumas das iniciativas dos organizadores. “Essas são algumas das 10 estratégias pensadas para auxiliar o estudante no preparo e engajamento para a edição 2020 do Programa Parlamento Jovem Brasileiro”, declarou.

Também um novo canal foi criado para o recebimento das inscrições, um número de whatsApp exclusivo estará disponível para que os estudantes possam enviar o formulário preenchido e os demais documentos obrigatórios, que serão inseridos no sistema eletrônico do PJB pela Central de Comunicação Interativa da Câmara dos Deputados.