Escolas estaduais desenvolvem projetos de educação ambiental

05/06/2020 11h29 - Autor: Colaboração: Lucas Rocha (com informações de Fernanda Palheta) 1291 visualizações
Foto: Escolas estaduais desenvolvem projetos de educação ambiental
Semana do Meio Ambiente | Fotógrafo: Divulgação

Nesta sexta-feira, 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972, na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente Humano. O tema é frequente nas escolas da rede estadual de educação, que promovem várias ações para a conscientização da importância da preservação dos espaços de convivência. Devido à pandemia do coronavírus não foi possível realizar as ações este ano, mas os projetos continuam ativos para serem desenvolvidos no segundo semestre.

A Escola Estadual Rui Barbosa, no bairro da Cidade Velha, em Belém, desenvolve o Projeto Pé na Rede. Os alunos trabalham espaços ociosos da cidade, como canais e praças. Nesses ambientes os alunos fazem coleta de lixo, plantam árvores e fazem um trabalho de conscientização com a comunidade que reside no local. A escola, juntamente com o projeto de extensão Comunicar Para Educar, da Estácio, promovem a Semana do Meio Ambiente, com palestra e seminários voltados para a conscientização e consumo consciente. Através da iniciativa os estudantes aprendem a fazer compostagem com sobras de comida e a organizar hortas na própria escola.

Para a vice-diretora Ana Paula Leal, o resultado desse trabalho é que a cada dia os alunos aprendem que cuidar da natureza está ligado a um futuro melhor, compreendendo que explorá-la de forma desordenada traz prejuízo para o ecossistema. “A educação ambiental trabalhada na escola visa desenvolver ações que permitam a reflexão dos jovens e crianças sobre a importância da preservação e da sustentabilidade, sem a qual teremos um futuro bem preocupante”, explica.

Horta Escolar
Outro exemplo de educação ambiental vem do bairro da Terra Firme. A Escola Estadual Mateus do Carmo desenvolve com os alunos o Projeto Escola Viva. Os espaços ociosos que antes serviam de depósito de lixo e entulho se transformaram em uma horta. Com a orientação dos professores Fernanda Cruz, Jeane Portglio e Ana Cláudia dos Santos, os alunos plantam vegetais que vão ser usados na alimentação escolar.

Segundo a diretora Leila Carvalho, a horta é feita de garrafas pet, caixas de madeira, jornal velho e outros produtos recolhidos pelos alunos no entorno da escola. “Os alunos aprendem a contribuir com a preservação da escola e do espaço onde vivem de maneira consciente”, destaca Leila. Na “Mateus do Carmo”, a atividade é voltada para alunos da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental e está inserida ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade de ensino.

Em Icoaraci, a professora Maria Aida Pereira, da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima ll, incentiva seus alunos do Ensino Fundamental a valorizar o meio ambiente através do Projeto Lixo: vamos reduzir para não poluir. A partir de um trabalho em campo com a vizinhança, as crianças aprendem sobre a importância da compostagem e da coleta seletiva, além de colocar em prática o que aprenderam, compartilhando com família, amigos e vizinhos. O interesse da professora pela educação ambiental vem de muito tempo, incentivada na infância e em constante contato com a natureza, e criando raízes de sabedoria quando começou a lecionar. Começou com um projeto sobre a ‘‘água e meio ambiente’’ e agora desenvolve atividades sobre o lixo, coleta seletiva e reciclagem.

Coleta seletiva

Além do trabalho de conscientização ambiental que já vem sendo desenvolvido por diversas escolas da rede estadual, a Seduc também cumpre com o seu papel social em relação ao meio ambiente. Desde 2011, a secretaria realiza, em sua sede, a coleta seletiva de resíduos sólidos. A quantidade de papel recolhido dos diversos setores da secretaria chega a uma tonelada mensal. Todo o material recolhido é destinado à Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá-COOTPA. A meta da Seduc é ampliar esse trabalho a todas as escolas.