Escola Estadual Stélio Maroja completa 50 anos e se destaca como referência no Ensino Fundamental
09/03/2021 19h23 -
Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)
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“A unidade escolar conquistou o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as demais da 3ª Unidade Seduc na Escola (USE)”
Situada no bairro da Cremação, em Belém, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Stélio Maroja completou, no último dia 7 de março, 50 anos de serviços prestados à sociedade e comunidade escolar. Em celebração a esta data, uma exposição virtual com depoimentos, cartazes, desenhos, maquetes e poesias, foi promovida por servidores, alunos, pais e responsáveis, egressos e pela comunidade vizinha à unidade escolar.
O diretor da escola, João dos Prazeres, explica que o espaço de aprendizagem sempre manteve um padrão de qualidade perante à comunidade escolar e que, ao longo de todos esses anos, vêm se destacando como referência no Ensino Fundamental.
“Já conquistamos o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da 3ª Unidade Seduc na Escola (USE), estando, inclusive, acima da projeção estabelecida. Tudo isso só foi possível graças a valorosa colaboração dos professores, equipe pedagógica e dos demais servidores da nossa escola, que se empenham todos os dias para que mais feitos como esse sejam consquitados”, frisou o diretor.
A unidade escolar realiza diversos projetos pedagógicos e conta, ainda, com a parceria da família dos alunos durante várias atividades pedagógicas. Atualmente, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o ensino ocorre de maneira não presencial e os estudantes são incentivados a darem continuidade ao movimento “Todos em Casa Pela Educação”. No entanto, apesar das adversidades do momento, a escola segue com sua função social ativa, buscando sempre a melhor forma de assegurar o processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos.
De acordo com a gestora da 3ª USE, Mônica Costa, a unidade escolar é referência no âmbito educacional e, mesmo durante o período de pandemia, seguiu desenvolvendo iniciativas que visam assegurar o processo de ensino-aprendizagem dos seus estudantes. Algumas das ações promovidas, são a entrega de cadernos de atividades estruturantes (impressos) para os alunos, pais ou responsáveis, além da gravação de aulas para plataformas digitais.
“A Escola Stélio Maroja é referência em qualidade de ensino. Sua equipe escolar mostra-se proativa, eficiente no trato com seus alunos e responsáveis, fato esse comprovado através da nota conquistada no IDEB (6,3), além da intensa procura por vagas para novos alunos”, destacou a gestora.
TRAJETÓRIA
Inicialmente conhecida como Escola Paroquial São Miguel, o espaço de aprendizagem foi fundado em 1916 pelos Padres Barnabitas, que eram, na época, responsáveis pela evangelização no bairro da Cremação e pela gestão da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. A partir de 1919, a escola passou a funcionar em novo prédio, na principal via do bairro, a Av. Alcindo Cacela - nº 1930, já com instalações adequadas para o estudo.
No ano de 1938, a administração da unidade escolar passou para as Irmãs Angélicas e, em 1963, para as Missionárias de Santa Terezinha. De 1963 a 1965, houve a disponibilização de algumas salas de aula à Secretária de Estado de Educação (Seduc), para que no turno da tarde, os alunos excedentes do Grupo Escolar Dr. Mário Chermont, fossem atendidos.
Em 1965, a Capela de São Miguel, que funcionava ao lado da escola, foi elevada à Paróquia de São Miguel e, desta forma, o espaço de aprendizagem deixou de ser uma responsabilidade da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, da Arquidiocese de Belém, passando a pertencer à nova paróquia recém criada.
Durante a gestão do Padre Ruy Guilhon Coutinho, em 1971, foi firmado um convênio com a Seduc, ocasião em que a Escola Estadual Stélio Maroja foi fundada, dando início à sua trajetória educacional, sempre buscando fortalecer as relações de confiança com toda comunidade escolar, graças ao profissionalismo dos antigos e atuais servidores da unidade de ensino.
Com colaboração de Rodrigo Moraes (Ascom/Seduc)