Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos do Projeto ‘Cenas de Paz’ do Território do Guamá recebem certificado de conclusão das oficinas

19/06/2021 13h06 - Autor: .Elizabeth Teixeira (SEAC) 326 visualizações
Foto: Alunos do Projeto ‘Cenas de Paz’ do Território do Guamá recebem certificado de conclusão das oficinas
Foto: João Fernando / NUCOM SEAC

"Como parte do encerramento das atividades do projeto, jovens conheceram instalações da Funtelpa nesta sexta, 18."

 

Na manhã desta sexta-feira (18) os 29 alunos concluintes do projeto ‘Cenas de Paz’, que faz parte do Territórios pela Paz (TerPaz), programa do Governo do Estado, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Fundação Paraense de Radiofusão (Funtelpa) como parte da última ação realizada pelo grupo. O bairro do Guamá foi o sexto território contemplado com o programa. 

"Essa é a sexta turma de concluintes, e eu posso dizer que é uma sensação indescritível. Nós não deixamos de nos ver neles, afinal de contas, também passamos por essa fase de sonhos e em busca de oportunidades. Esse projeto tem esse objetivo, de abrir os olhos dos jovens para o novo, mostrando para eles que existe sim oportunidade e chance para todos’’, afirmou o presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento.   

 Foi assim que a estudante Ana Carla, de 18 anos, se definiu. Ela, que está cursando o 2° ano do ensino médio, falou do conhecimento que adquiriu. ‘’Para mim foi uma experiência maravilhosa. Eu aprendi muito, adorei o curso. Sempre gostei da área da comunicação. Atualmente possuo um canal do Youtube, e o conteúdo ministrado nas aulas me ajudou a aprimorar os meus conhecimentos’’, disse a estudante. 

Oportunidades

A oficina de Comunicação Integrada do ‘Cenas de Paz’ é um projeto desenvolvido dentro do TerPaz pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). O objetivo é levar conteúdos diversos de comunicação com duração de 72 horas/aula. Os participantes aprendem técnicas para o desenvolvimento de produtos audiovisual e rádio, perpassando por noções de câmera, web e edição.

A Funtelpa é uma das 35 instituições ligadas ao Governo do Pará, desenvolvendo políticas públicas que possam fazer ou trazer a transformação social de todo o Estado. O que realizamos dentro dos Territórios é justamente levar a linguagem da comunicação para essa juventude. Como somos uma emissora pública e educativa, aliamos a nossa capacidade técnica, profissional com a geração de conteúdo dessa juventude nos Territórios’’ afirmou a diretora da Funtelpa, Vanessa Vasconcelos.  

"No início do curso, a faixa etária dos alunos era de 14 a 17 anos, e como a procura foi grande, fomos abrindo exceção para as comunidades. Hoje nós descobrimos talentos de pessoas de 20 a 30 anos, muitos já até terminaram o ensino médio, mas acabam se descobrindo como locutor, cinegrafista, fotógrafo, como social mídia, e para nós isso é muito importante’’, disse o jornalista e oficineiro do curso, Maicon Gomes. 

Durante a visita, os alunos conheceram todos os setores da Funtelpa, e também houve um momento de descontração com a exibição de uma apresentação teatral que contou com a participação de concluintes do projeto. Um deles foi o artista Marcos Adles, de 26 anos. 

"Eu sou um dos alunos mais velhos do curso, e durante as aulas aprendi muitas coisas novas, os professores são incríveis. Esse conhecimento adquirido vai me ajudar muito na minha profissão e na minha vida’’, afirmou o estudante.   

O estudante Luis Vitor, de 16 anos, também foi um dos concluintes. 

‘’Eu aprendi como me comportar na frente das pessoas e isso é muito importante, conhecimento que vou levar para a vida, e sei que futuramente isso vai me ajudar muito’’, concluiu o jovem.  

A Diretora Geral do Núcleo de Articulação da Cidadania (Nac) da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o programa TerPaz, ressaltou a importância do projeto. 

O ‘Cenas de Paz’ tem contribuído para discutir com jovens que participam do curso, as possibilidades, a construção de novos projetos de vida, nos quais eles são os protagonistas. O TerPaz incentiva esse tipo de engajamento, que prioriza a consciência coletiva e social dos jovens contribuindo com a redução da vulnerabilidade socioeconômica dos mesmos e das comunidades em que atuam’’, disse a diretora.

Os alunos finalizaram a programação nos estúdios do Sem Censura, em que conheceram os bastidores e participaram ao vivo do programa. O próximo território beneficiado com o projeto ‘Cenas de Paz’ será o bairro da Terra Firme.