Quase 3.500 alunos já reforçam os estudos pelo Polo Metropolitano Pré-Enem

03/09/2021 10h33 - Autor: Carol Menezes (SECOM) 1065 visualizações
Foto: Quase 3.500 alunos já reforçam os estudos pelo Polo Metropolitano Pré-Enem
Quase 3.500 alunos já reforçam os estudos pelo Polo Metropolitano Pré-Enem

"Iniciativa visa melhorar a competitividade de estudantes da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio"

Já funciona há um mês o Polo Metropolitano Pré-Enem, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para melhorar a competitividade de estudantes da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a principal forma de ingresso em instituições de Ensino Superior no país, após mais de um ano de suspensão das aulas presenciais. A unidade já conta com 3,4 mil matriculados.

Essa chance de reforço, que funciona no contraturno da jornada escolar, é destinada a alunos que estão cursando, ou que cursaram em 2020, a 3ª série do Ensino Médio de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Marituba. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, de forma intercalada (segunda, quarta e sexta; terça, quinta e sábado) e divididas nos turnos da manhã, tarde e noite, por um corpo docente formado por 23 professores de diversas disciplinas pedidas no edital do Enem.

A unidade também oferta a modalidade não presencial, por meio do Enem Pará Digital. A plataforma já disponibiliza, de forma on-line, mais de 1,2 mil conteúdos preparatórios ao Enem para todos os alunos das redes municipal, federal e particular, além do público externo em geral. É desenvolvida em parceria pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e Seduc, com apoio do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Luiz Cunha, professor e coordenador da modalidade presencial do Polo Metropolitano Pré-Enem, comemora o retorno ao contato com os estudantes em sala de aula. "É um reinício fantástico, realmente emocionante ver a dedicação dos alunos, dos professores. A capacidade que esse projeto inovador tem de oferecer apoio para a rede pública em um momento de retorno que todo mundo já queria", confirma o educador.

Ele ressalta a abertura da unidade a todos os alunos da região metropolitana. "Temos estudantes dos distritos de Belém, de Ananindeua, Marituba, Benevides, todos reunidos pela mesma oportunidade, e com acesso quando a uma grande qualidade de ensino, e de uma estrutura digna das escolas mais caras, tudo oferecido sem custo nenhum para o aluno", garante Luiz Cunha.

O Enem Pará Digital atende principalmente os estudantes que, por algum motivo, não têm como estar no polo presencial para assistir as aulas nesse momento. Além do extenso material que pode ser acessado a qualquer hora, por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, há uma equipe de ponta fazendo revisão com esses alunos.

On-line

Diego Maia é o coordenador de ações Pré-Enem Digital do Polo Metropolitano e relata que, só entre 16 e 31 de agosto, a plataforma atendeu mais de 5,8 mil matriculados.

"Todas as ações do Polo são intercaladas: quem se matricula no presencial naturalmente tem acesso ao digital, e temos ainda alunos da rede federal, das redes municipais, da rede particular, ou que são de fora da região metropolitana mas que também tem esse acesso ao nosso digital", detalha. Como esse acesso é mais ampliado, o número de matriculados é maior, chega a quase cinco mil. A matrícula para o acesso virtual pode ser feita pelo site seduc.pa.gov.br e é aberta a qualquer interessado em se preparar para ao Enem.

No arquivo da plataforma são oferecidos diversos exercícios, simulados e outros materiais didáticos. Está em preparação um simulado aberto que servirá de norte para as ações da caravana Enem Pará, que viajará pela RMB e o interior aos sábados, oferecendo aulas de 8h ao meio-dia.

"O foco desta ação serão as dificuldades que identificaremos neste simulado", explica Diego.

"O Pará sai na frente e consolida uma ação de Governo que era o sonho de muitos estudantes sem a oportunidade de ter um reforço particular, mas que contam hoje com uma equipe muito bem elaborada, muito bem formada, no presencial e no on-line", reafirma.

Apoio pedagógico

Aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jorge Lopes Raposo, no distrito de Icoaraci, Alexandre Morais, de 17 anos, vai fazer a prova do Enem mirando em uma vaga para o curso de  Direito. Ele é um dos 3,4 mil que aderiram às aulas presenciais no Polo Metropolitano.

"A volta às aulas está sendo complicada no Ensino Médio porque ficamos muito tempo sem atividades em sala de aula, então a chegada do Polo Metropolitano está sendo um grande alívio para todos os alunos da rede pública estadual. Temos uma equipe ótima de professores e eu me sinto mais preparado. Estamos sendo muito motivados e bem treinados para termos a melhor nota possível no Exame", conta o jovem.

Da mesma idade e também tentando entrar em Direito, a aluna Camilly Araújo estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso, em Belém, no bairro de Souza. "O que a gente tem é uma equipe incrível, com professores preparadíssimos, e que está sendo de grande apoio para nós. Acho que sem esse reforço eu estaria bem perdida em algumas áreas, especialmente Exatas, então, é mesmo uma ajuda muito necessária", reconhece a estudante.