Seduc realiza formação continuada para profissionais de educação da 12ª URE

25/03/2022 10h13 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 860 visualizações
Foto: Seduc realiza formação continuada para profissionais de educação da 12ª URE
Seduc realiza formação continuada para profissionais de educação da 12ª URE

Mais de 250 educadores participaram da programação que foi realizada nos municípios de Itaituba e Rurópolis

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nos dias 15 a 22 de março, a III Jornada Pedagógica Unificada da 12ª Unidade Regional de Educação (URE), situada em Itaituba, região sudoeste paraense. A programação fez parte da preparação para o início do ano letivo de 2022 e foi destinada aos professores e equipe técnico-pedagógica que atuam na modalidade Ensino Médio.

O primeiro dia de formação continuada ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Itaituba, com uma palestra sobre saúde mental e teve continuidade na Escola Estadual Benedito Correa de Sousa, através de um workshop com o tema “Conhecimento da Proposta Curricular do Novo Ensino Médio e as mudanças da Base Nacional Comum-Curricular (BNCC)”.

Dentro da programação, também houve um workshop realizado em parceria com a Consultoria Qualifica Pará e a Editora Brasil, na qual os técnicos dessas empresas proporcionaram mais informações sobre a nova estrutura de ensino, mudanças na BNCC e a respeito dos formativos itinerários. No total, durante três dias, o evento reuniu nas capacitações cerca de 170 profissionais da educação da cidade.

Já nos dias 21 a 23 de março, o encontro foi realizado na Escola Estadual Governador Eurico Vale, situada em Rurópolis. Mais de 45 profissionais da educação da localidade e do município vizinho, Placas, participaram do evento que contou com a palestra de um consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apresentou as Metodologias Ativas na Educação.

PARCERIAS

O gestor da 12ª URE, Ribamar Almeida, explicou que a formação será em várias etapas e que ainda terão outras no futuro. Ele também frisou a importância dos parceiros para o desenvolvimento educacional. “Através das jornadas pedagógicas unificadas, estamos trabalhando com todos os nossos profissionais da educação lotados na 12ª URE. Agradeço em nome da Seduc, o apoio do Sebrae, da Consultoria Qualifica Pará, do Banpará e da Prefeitura de Itaituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem nos ajudado bastante nesse processo”, frisou.

O dirigente ressalta, ainda, que esses encontros formativos têm sido bem recebidos pelo corpo docente. “Nosso objetivo principal foi capacitar todos aqueles que atuam diretamente com os alunos e repassá-los conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio, porque apesar de ter começado em 2017, é algo ainda desconhecido para alguns educadores. Portanto, o público adorou, participaram ativamente da programação, buscando conhecimento e compartilhando experiências”, concluiu Ribamar Almeida.

Com a colaboração de Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)