Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Maior competição de paradesporto estudantil do norte do país começa em Belém

26/05/2022 10h18 - Autor: Evaldo Júnior (Ascom/Seduc) 604 visualizações
Foto: Maior competição de paradesporto estudantil do norte do país começa em Belém
Maior competição de paradesporto estudantil do norte do país começa em Belém | Fotógrafo: Rai Pontes

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), segue com a sua política de valorização à educação e o bem-estar dos alunos da rede pública de ensino. E o esporte tem papel fundamental nesta construção sólida de respeito e inclusão. Nesta quarta-feira (25), o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), ligado à Seduc, deu início a 14º edição dos Jogos Escolares Paralímpicos Paraense (JEPP). A solenidade ocorreu na Usina da Paz (UsiPaz) do Icuí-Guajará, em Ananindeua, ocasião em que estudantes-paratletas de 19 municípios se reúnem para dar início às competições.

“Estamos felizes em promover esse show de cidadania aos nossos alunos. Este ano, os participantes vão competir em cinco modalidades desportivas: atletismo, bocha, natação, parabadminton e tênis de mesa. As disputas ocorrem na Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus III e Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA), em Belém, e na UsiPaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua”, destacou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. 

O paratleta Luan Lincon Pinheiro viajou cerca de 560 quilômetros, entre Marabá e Belém, para competir nas modalidades de arremesso de peso corrida. O estudante do primeiro ano, conta que está ansioso pelas competições: “Eu vir aqui pra ganhar ouro. Os treinos foram bons, deu pra se preparar bastante. Eu geralmente estava treinando pela manhã e ia para a escola à tarde. Eu já ganhei várias medalhas no atletismo, em São Paulo e aqui no Pará. Agora eu quero levar três de ouro, se Deus quiser”, disse o estudante empolgado. 

Além do Luan, outros 199 alunos, com idade variando de 11 a 17 anos, que têm deficiência física, visual e intelectual, além de síndrome de down e nanismo, participam da maior competição estadual. Os JEPPs é o maior evento paradesportivo estudantil do Pará, voltado para pessoas com deficiência (PcD), o qual tem o intuito de fortalecer a inclusão, a visibilidade e o respeito. Baseado nestes princípios, em 2022, a competição reúne estudantes de 19 municípios paraenses. 

Um dos locais de competição, este ano, será a Usina da Paz do Icui-Guajara. O espaço é um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e promove diversas atividades voltadas para o público em geral.
São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado. “A Usina é um local de cidadania. Este espaço inclusivo, hoje é ofertado à população paraenses vem para somar nesta competição de extrema importante. Convergir para cá, neste caso específico, fazer a prática esportiva é a demonstração da verdadeira eficácia de locais que propiciam o exercício da cidadania à população paraense”, disse o secretário de logística da Seduc, Alexandre Buchacra. 

A partir dos JEPPs devem ser escolhidos os estudantes-atletas que seguem para a etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022, de 22 a 27 de agosto, em Natal (RN), conforme explicou o coordenador do Paralímpico do NEL, Marcley Lima “Está aberta a 14ª Paralimpiada escolar do Estado do Pará. Muita alegria. Estamos com apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Educação, das Usinas de Paz, para que a gente possa fazer o maior evento do paradesporto da história. São 20 municípios disputando, vários atletas em muitas modalidades. O que é importante: trabalhar à educação, inclusão e esporte. Fazer não só campeões, mas também grande cuidadões ao longo da vida. Esse é o grande objetivo da nossa paralímpiada. Que o esporte seja essa oportunidade para que a gente possa trabalhar essa cidadania, juntamente com as família que estão presentes”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO

26/05 
Local: Usina da Paz - Icuí-Guajará:
Endereço: Estrada do Icuí-Guajará c/ Av. Independência
Natação (8h às 12h)
Tênis de Mesa (8h às 12h)
Parabadminton (8h às 12h)

Local: UEPA Campus III (Educação Física)
Endereço: Av. João Paulo II
Bocha (8h às 12h)
Atletismo (8h às 12h)

27/05 
Local: CIABA
Endereço: Rodovia Arthur Bernardes
Atletismo - Pista (8h às 12h).


MAIS FOTOS