Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc promove curso de robótica educacional para professores da rede pública

05/10/2022 15h47 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 682 visualizações
Foto: Seduc promove curso de robótica educacional para professores da rede pública
Seduc promove curso de robótica educacional para professores da rede pública

A iniciativa faz parte das ações de incentivo à educação tecnológica. enfatizando principalmente a criatividade

Planejado para atender às demandas dos profissionais das diversas áreas de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), realiza o 1º Curso de Robótica Educacional. A iniciativa busca contribuir com a prática docente, apresentando propostas baseadas nos princípios da educação básica, prevalecendo uma aprendizagem significativa, criativa, contextualizada e interdisciplinar.

O curso, totalmente digital, é promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém, em parceria com o NTE Bragança, Escola Estadual Tiradentes I e alunos participantes de projetos de robótica. Toda a programação está de acordo com as perspectivas propostas para o Novo Ensino Médio, e ocorre de 03 de outubro a 12 de dezembro.

Além das competências e habilidades específicas da área, a formação pretende cumprir a competência geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada para a cultura digital, que destaca a importância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem. Cem professores de 57 escolas da rede pública estadual foram selecionados para a primeira turma.

Finalidade - Um dos objetivos da capacitação é criar uma cultura digital inclusiva e sustentável, que possa inspirar outras escolas públicas na iniciação científica, na pesquisa e busca de outros saberes na Robótica Educacional. O professor do NTE Belém Rafael Herdy, um dos formadores do curso, ressaltou a importância da iniciativa. “Conectar a escola pública ao mundo digital como forma de mediar a aprendizagem é um desafio a ser enfrentado pela rede estadual de ensino. Portanto, se faz necessário que nossos professores e estudantes desenvolvam novas habilidades e competências inerentes ao mundo digital e, consequentemente, possam contribuir para a melhoria dos índices educacionais, por meio da equidade no uso das tecnologias na aprendizagem”, informou.

O curso será ministrado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvaCefor), com carga horária de 50 h. Os interessados devem acessar e se inscrever exclusivamente nesta segunda-feira (03). Serão aceitos apenas professores já inscritos pelos diretores das suas respectivas escolas, limitado ao número de dois participantes por unidade, e que tenham perfil de pesquisador. 

Kits de Robótica - Todos os kits serão enviados aos NTEs, responsáveis pela entrega do material às escolas. Os kits pertencem às unidades de ensino e, ao final do curso, o professor deverá entregá-lo ao gestor escolar. Após a formação, as escolas contempladas podem solicitar até dez kits para implementar seu projeto. Para cada um deles haverá avaliação e acompanhamento do NTE mais próximo. A expectativa é que sejam entregues mais de 1.700 kits em todo o Pará.

Segundo o coordenador do CTAE, Jó Elder Vasconcelos, a primeira etapa forma multiplicadores do NTE, que vão disseminar a robótica pelo interior do Pará. As escolas estaduais de tempo integral da capital, além daquelas que já possuem projetos nessa área, como a “Tiradentes I”, que já foi destaque em competições nacionais, são o público-alvo desta fase.

“Os professores serão habilitados a trabalhar com o kit e, ainda em novembro, a partir dessa formação, cada um dos 50 espaços de aprendizagem receberá seus kits em uma grande cerimônia, para que possam iniciar os seus clubes de robótica. A partir desse momento, eles vão ter um trabalho de mais ou menos dois meses para apresentar a conclusão do projeto de implantação do clube de robótica. Dessa forma, as escolas já vão começar a se preparar para os campeonatos que nós teremos ano que vem”, adiantou o coordenador.

Cronograma

10 a 17/10 - Módulo I: Introdução ao Pensamento Computacional

17 a 31/10 - Módulo II: Programação com Scratch 

31/10 a 14/11 - Módulo III: Robótica Sustentável

14 a 28/11 - Módulo IV: Prototipagem com Arduino 

28/11 a 12/12 - Módulo V: Componentes e Peças

 

Fotos: Eliseu Dias