Formação estratégica para o Saeb 2025 é realizada pela Secretaria de Educação em Breves
-8f659.jpg)
Na última sexta-feira (1), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou uma formação customizada voltada para lideranças educacionais da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Breves e equipes gestoras das escolas estaduais da região. A iniciativa faz parte da Caravana Saeb 2025 – Edição Breves, que tem como objetivo qualificar as lideranças escolares e técnicas para a melhoria contínua dos indicadores educacionais, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2025.
A formação reuniu a equipe técnica da DRE, diretores e vice-diretores das escolas estaduais, em um momento estratégico de construção coletiva de ações pedagógicas e de gestão escolar. O foco principal foi a análise de cenário, a leitura dos resultados educacionais anteriores e a definição de estratégias voltadas à elevação da proficiência dos estudantes e à melhoria do fluxo escolar.
“A Caravana Saeb 2025 chegou à região do Marajó. Estivemos em Breves, atendendo os municípios que fazem parte da DRE de Breves. Com isso, retomamos a Caravana junto com a volta às aulas, já alcançando cerca de 95% do território paraense. Na próxima semana, a previsão é estarmos em Itaituba, além de outros municípios que estão faltando, como Curralinho, Afuá e Cachoeira do Arari. A iniciativa tem como foco trabalhar as estratégias para o Saeb 2025, com o objetivo de manter o Pará como o estado que mais vai crescer na avaliação deste ano”, destaca Júlio Meireles, secretário-adjunto de Educação Básica.
O compromisso com a educação de qualidade no arquipélago do Marajó tem gerado frutos concretos e inspiradores. Na Escola Estadual Gerson Peres, localizada no município de Breves, o esforço coletivo da equipe escolar, somado ao engajamento dos alunos e à dedicação da gestão, resultou em um desempenho excepcional no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Tivemos ao nosso lado pessoas maravilhosas que colaboraram com o grande desafio que foi o Saeb. Hoje, somos a única escola de tempo integral no Marajó, na DRE de Breves e alcançamos o 1º lugar na nossa região. Esse resultado é fruto do trabalho em equipe, do incentivo aos alunos, das boas práticas e das relações fortalecidas dentro da escola. A escola de tempo integral é um desafio diário, mas estamos funcionando a pleno vapor, temos reforço escolar, clubes de protagonismo, planejamentos bem estruturados e uma rotina pedagógica intensa. Nosso destaque é fruto de muito esforço coletivo. E mais importante do que conquistar é manter. Seguimos firmes, com foco, compromisso e orgulho de representar o Marajó”, disse Edjane Celeste, diretora na Escola Estadual Gerson Peres, de Breves.
A Caravana Saeb é uma ação formativa estruturada pela Seduc que visa fortalecer o compromisso com a qualidade da educação pública no Pará. Em cada edição, a Caravana busca preparar as redes locais para os desafios da avaliação nacional, promovendo uma gestão orientada por evidências e resultados.