Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc conscientiza servidores sobre a importância da prevenção do câncer de mama

21/10/2022 13h18 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 954 visualizações
Foto: Seduc conscientiza servidores sobre a importância da prevenção do câncer de mama
Programação faz parte das ações alusivas ao Outubro Rosa

Foto: Eliseu Dias / Ascom/Seduc

Programação faz parte das ações alusivas ao “Outubro Rosa”, mês de sensibilização acerca da doença

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta quarta-feira (19), uma programação especial com o intuito de conscientizar servidores, especialmente mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A iniciativa faz parte da campanha “Outubro Rosa”, mês dedicado ao compartilhamento de informações e de sensibilização acerca da doença. 

Realizado no prédio-sede da Seduc, em Belém, o evento ofereceu em parceria com uma instituição privada de ensino superior, diversos serviços de saúde, beleza e, também, um aulão bastante animado de fitdance. Segundo a titular da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), Larissa Castro, a campanha “Outubro Rosa” já faz parte do calendário anual de ações da secretaria.

Foto: Eliseu Dias / Ascom/Seduc

“Nossa finalidade é contribuir para a redução da incidência de mortalidade de mulheres pelo câncer de mama, porque quanto mais precocemente a doença é descoberta, há mais chances de cura. Portanto, é muito importante a gente realizar essa ação com as nossas servidoras, ressaltando o autoexame, ir periodicamente ao médico não só em relação ao câncer de mama, como fazer todos os outros exames, porque também há a incidência de câncer do colo do útero”, ressaltou.

SINTOMAS e PREVENÇÃO

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Especificamente no Brasil, essa patologia é a principal causa de mortalidade entre pessoas do gênero feminino, por isso a conscientização sobre os sintomas e fatores de risco são de extrema importância para a prevenção e diagnóstico precoce. Quando descoberto no início, a doença tem 90% de chances de cura, além de possibilitar um tratamento menos agressivo.

Foto: Eliseu Dias / Ascom/Seduc

Apesar do quantitativo pequeno, o câncer de mama não é uma doença que acomete exclusivamente mulheres. Os homens também precisam ficar atentos a qualquer anormalidade e uma das formas mais comuns de identificação é o autoexame, apalpando os seios/peito. Entretanto, esse método não substitui o exame clínico realizado por um profissional de saúde treinado.

O indício mais comum de ser percebido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e, também, podem aparecer pequenos nódulos debaixo do braço. No entanto, é importante frisar que nem todo caroço é câncer de mama, por isso, é fundamental procurar pelo menos uma vez por ano um especialista.

Foto: Eliseu Dias / Ascom/Seduc

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), algumas medidas ajudam a prevenir o surgimento da doença, são elas: manter o peso corporal saudável; ser fisicamente ativa; evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo; amamentar até o 6º mês de forma exclusiva e, se possível, até os 2 anos ou mais; fazer o autoexame e ir ao médico regularmente. 

SOLIDARIEDADE

Vale lembrar que durante a programação, também foi lançada uma campanha de arrecadação de produtos de higiene e limpeza que serão destinados à Associação Paraense de Combate ao Câncer de Mama (APACAM). As doações podem ser entregues até o dia 30 de novembro, na CAS, localizada no andar térreo do prédio-sede da Seduc.


MAIS FOTOS