Seduc participa do I Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola, em Marabá

25/11/2022 13h21 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 920 visualizações
Foto: Seduc participa do I Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola, em Marabá
Seduc participa do I Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola, em Marabá

Conferência realizada, de 22 a 24 de novembro, buscou sensibilizar os profissionais de saúde, educação e serviço social, para ações do Projeto

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participa, em Marabá, do I Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE): “Promovendo a Saúde na escola há 15 anos”. A iniciativa tem o intuito de sensibilizar os profissionais de saúde, educação e serviço social, para a implementação das ações do PSE junto às unidades de ensino e nos territórios atendidos pelas equipes de atenção básica do município da região sudeste paraense.

A programação iniciou, na última terça-feira (22), com uma capacitação sobre o PSE e suas Temáticas. Primeiramente, o público-alvo foram profissionais da área da saúde, que conheceram mais sobre o histórico do programa, sua conceituação, operacionalização e possibilidades, além de debaterem sobre a importância da promoção da Saúde Bucal nas escolas, a prevenção da violência doméstica, obesidade infantil, pré-natal para adolescentes e questões ambientais dentro dos espaços de aprendizagem. O encontro prosseguiu na quarta-feira (23), desta vez com profissionais da educação.

Estudantes atentos à professora da Seduc, em Marabá, no I Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola (Foto: Divulgação)

Já nesta quinta-feira (24), a conferência concluiu suas atividades com uma Feira Social na Praça São Francisco, localizada no bairro Cidade Nova, em Marabá. No local, foram realizados testes rápidos para hepatite, sífilis e HIV; distribuição de revistas sobre a importância de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; entrega de kits de higiene bucal; panfletagem sobre educação no trânsito e oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis.

Vale lembrar que o evento é uma realização da Prefeitura de Marabá, por meio das secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a Seduc, através da Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Parceria - De acordo com a técnica da Caec, Maria José Carvalho, que é a referência estadual da educação no PSE, “a Seduc participa da gestão do programa, junto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), à nível estadual e, por esse motivo, recebemos o convite para estar no município celebrando os 15 anos desta ação. Pelo fato de Marabá estar se destacando nas atuações do PSE, viemos para somar com o evento e trouxemos uma série de programações e serviços, dentre eles, sobre o Auxílio Brasil, Saúde Ambiental, dentre outros”.

A representante disse, ainda, que “estamos em um momento, falando enquanto educação, de fortalecimento da participação desta área, principalmente nas ações desse programa, que vai além daquelas propriamente ditas de saúde, mas perpassa também pelo planejamento escolar, levando como ênfase a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os novos documentos curriculares, o qual indicam que todas essas iniciativas que são consideradas como de “Temas Contemporâneos Transversais”, os quais podem e devem ser trabalhados pelas disciplinas”, complementou.

“No “Saúde Ambiental”, nós abordados o combate ao Aedes Aegypti, verificamos junto aos parceiros o foco de dengue nas escolas, orientações com relação à proliferação de insetos, roedores, pombos, como os diretores e a comunidade pode prevenir e, também, ter cuidados para afastar esse tipo de zoonoses das escolas. Na ocasião, também apresentamos o Projeto “Coleta Seletiva Solidária Cidadã”, que trata da gestão dos resíduos sólidos nas escolas com destinação adequada e do Projeto “Hortas Escolares”, que aborda a questão da alimentação nutricional e segurança alimentar, assim como a destinação de resíduos orgânicos para servirem de fertilizantes nas hortas”, detalhou a técnica da Caec, Emlly Silva.

Finalidade - O PSE, tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Por esta razão, este programa visa, sobretudo, aproximar os setores da Saúde e Educação, de maneira conjunta e articulada, em prol de uma mesma finalidade: promover o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens.

No PSE, o território é o grande espaço de produção da saúde e a escola é vista de forma integral, como dispositivo social de relação familiar e comunitária. Assim, as unidades de ensino devem ser inseridas na rede de Atenção Primária à Saúde (APS). Sendo, portanto, necessária a integração das diretrizes da saúde e da educação para a plena execução do programa.