Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estado entrega reconstruída a Escola Estadual Maria da Conceição Malheiro

27/03/2023 10h36 - Autor: Bruno Magno (SEDUC) 170 visualizações
Foto: Estado entrega reconstruída a Escola Estadual Maria da Conceição Malheiro
Estado entrega reconstruída a Escola Estadual Maria da Conceição Malheiro (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

Esta foi a 121ª unidade escolar entregue pelo Governo do Pará , por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na atual gestão

Mais de 900 estudantes foram beneficiados com a entrega das obras de reconstrução da sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria da Conceição Malheiro, em Irituia do Pará, na região de integração do Rio Capim, neste sábado (25).  Esta foi a 121ª unidade escolar entregue pelo Governo do Pará , por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na atual gestão. 

“Hoje estamos entregando a Escola Conceição Malheiro, toda linda, reconstruída, tendo salas de aula com ar-condicionado, biblioteca, sala de informática, quadra coberta, banheiros, refeitório... Enfim, vocês podem procurar outras escolas pela região que não vão encontrar. Nós temos a melhor escola. Agradeço a todos os professores, estudantes e a comunidade escolar, porque juntos nós superamos todos os obstáculos e vamos continuar trabalhando pela educação pública do Pará”, disse o governador do Estado, Helder Barbalho, que esteve no município para entregar a escola em meio a uma grande festa na quara poliesportiva.

Aluno Pedro Vieira (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

Aluno do 2º Ano do Ensino Médio da escola, Pedro Vieria, de 17 anos, disse que o momento é de felicidade. “Nossa, eu achei uma obra muito boa, de qualidade excelente, agora temos uma quadra para praticar esporte e temos ar-condicionado. As salas eram muito quentes. Então, nós só temos a agradecer pela nova escola”, disse ele. 

Entusiasmada, a mesma opinião foi compartilhada pela estudante Fernanda Soares, de 16 anos, que também cursa o ensino médio na unidade. “Agora está tudo lindo e perfeito não tem nem comparação do que era a escola do ano passado en que as cadeiras eram ruins, o chão tinha poeira, era sujo, fora que os ventiladores eram velhos. Estou muito feliz porque nós temos ar-condicionado, laboratório de informática com internet e essa quadra grande”,
ressaltou ela.

Para a diretora da escola, Emille Silva, a nova estrutura física da unidade vai proporcionar melhorias no processo pedagógico, já que antes a unidade não dispunha de laboratórios e espaços climatizados. “Falar da Escola Maria Malheiro é falar dos professores e estudantes que fazem essa escola. Ela tem uma importância muito grande nesse bairro, que antes era de vulnerabilidade social, mas hoje eu tenho prazer em trocar esse dicurso e dizer que agora esse bairro recebe a melhor escola de Irituia. Uma escola com porte, com infraestrutura, com quadra, salas de aulas climatizadas, quem ganha com isso é o município e comunidade em torno”, disse a educadora. 

A nova estrutura

Com investimento de mais de R$ 2 milhões, a obra contemplou a reconstrução de 12 salas de aula, secretaria, sala de apoio, sala de professores, dois banheiros masculinos, dois banheiros femininos, sala da diretoria, arquivo, sala de informática/biblioteca, além de sala de atendimento, cozinha, despensa, depósito e área coberta. 

Diretora da escola mostra o novo espaço com orgulho (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

A unidade ganhou ainda sala para material de educação física, auditório, sala para coordenação pedagógica, sala multidisciplinar e quadra poliesportiva coberta.  Para melhorar a infraestrutura, a escola também recebeu novas instalações elétrica e hidrossanitária, além de climatização em todas as salas de aulas, o que assegura maior conforto e qualidade de ensino.

Além de todos os equipamentos e mobiliários, a unidade recebeu ainda um kit com geladeira, freezer e computador para reforçar a infraestrutura. A Escola Estadual atende 906 estudantes nos turnos manhã, tarde e noite, e possui mais quatro anexos no município. 

“Mesmo com a pandemia, depois vieram as obras, os professores desta escola conseguiram aprovar 33 alunos no vesribular. Tenho certeza que, a partir de agora, essa equipe vai fazer muito mais. Temos que nos orgulhar dos professores e funcionários da Malheiros, mas também de todos que fazem a educação do Pará. Educação se faz com pessoas e temos que valorizar isso. Aqui na escola ainda tive a oportunidade de conversar com os professores, ouvindo as demandas, sabemos que temos muitas coisas para melhorar, mas vamos continuar melhorando a merenda, reformando escolas e investindo nos professores “, disse o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, que fez questão de agradecer a diretora da escola , professores e estudantes da unidade durante o discurso.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

O senador Beto Faro também esteve presente na entrega da escola e destacou a importância da educação na atual gestão. “Foram 33 aprovados no vestibular que saíram aqui da escola e isso demonstra que devemos continuar investindo na educação, então todos estão de parabéns professores, alunos e funcionários da escola”, disse. 

Prefeito de Irituia do Pará, Marco Tonheiro, disse que o sábado foi histórico para o município. “Nós ganhamos um nova delegacia e uma nova escola. Isso é um sonho, é um dia muito importante, obrigado governador Helder Barbalho por resgatar essa escola tão importante para o nosso município”, ressaltou ele.  

Também participaram da entrega da unidade o deputado federal Antônio "Doido", a deputada federal Dilvandra Faro, deputada federal Alessandra Haber, o deputado estadual Lu Ogawa, deputado estadual Antônio Tonheiro, deputada estadual Diana Belo, prefeitos da região e secretários de Estado.


MAIS FOTOS