Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Reunião discute parceria entre Seduc e TJ-PA para implantar a Justiça Restaurativa nas escolas estaduais

27/04/2023 08h21 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom/Seduc) 439 visualizações
Foto: Reunião discute parceria entre Seduc e TJ-PA para implantar a Justiça Restaurativa nas escolas estaduais
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

A proposta para implementar a Justiça Restaurativa nas unidades da rede estadual de ensino, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Tribunal de Justiça do Pará, foi debatida na tarde desta quarta-feira (26), na sede da Secretaria. O encontro ainda reforçou a importância de programas e projetos voltados ao assunto, a fim de estimular boas práticas para prevenir a violência nas unidades do Pará. 

A Justiça Restaurativa visa a implementação de ações institucionais para transformar as escolas em espaços democráticos, com o objetivo de construir uma cultura de não violência, por meio do diálogo, construindo condições melhores de convivência.

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

“Estamos desenvolvendo uma série de ações que precisam de apoio entre os poderes, municípios e Estado. A educação do Pará não será transformada se não houver harmonia, dedicação e a intenção de se colocar a educação no centro das discussões. Precisa ser prioridade. O diálogo com o TJ sobre Justiça Restaurativa é o primeiro passo para que possamos realizar e levar mudanças efetivas para todos os 144 municípios do Estado”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Reconhecendo que justiça punitiva não é suficiente para prevenir a violência nas unidades escolares, o modelo alternativo entra para recuperar as relações de toda a comunidade escolar.

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

"A Justiça Restaurativa é uma perspectiva diferenciada que não exclui o grande valor e a necessidade da atuação punitiva, mas traz como complemento uma política focada na responsabilidade ativa daqueles que causam o dano, na reparação de vítimas, no engajamento da comunidade e na não repetição de incidentes que causam danos. Ter esse diálogo com a Seduc, foi muito importante porque representa a disseminação de um projeto piloto e para a construção de políticas públicas”, disse Josineide Pamplona, Juíza do TJ-PA e membro do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa, além de formar professores facilitadores para realizar os círculos, leva às unidades de ensino, tanto para o corpo técnico, quanto para os estudantes, o entendimento de como é importante a convivência com o outro. Na oportunidade, alguns encaminhamentos já foram feitos para levar o projeto de construção de paz para todos os 144 municípios do Estado.

Pelo TJ-PA participaram também da reunião as servidoras da coordenadoria da Justiça Restaurativa, Josefa Dutra e Rachel Henrique Tavares de Melo Rodrigues Mendes.


MAIS FOTOS