Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc promove curso formativo para tutores pedagógicos da rede

21/06/2023 11h13 - Autor: Clayton Santos (Ascom Seduc) 2469 visualizações
Foto: Seduc promove curso formativo para tutores pedagógicos da rede
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Proposta é qualificar e instruir técnicos para realizar rotinas de acompanhamento pedagógico-administrativo em escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), iniciou na última terça-feira (20), no Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), em Belém, o curso ''Formação de Técnicos de Acompanhamento Pedagógico (TAP) - Região Metropolitana'', voltado para tutores pedagógicos da rede estadual de ensino.

A formação é realizada com a proposta de formar e instruir técnicos para realizar rotinas de acompanhamento pedagógico-administrativo em escolas da rede estadual para mobilizar, apoiar e orientar as unidades em relação a práticas capazes de promover a recomposição de aprendizagem dos estudantes.

O secretário adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles, abriu os trabalhos abordando a importância do encontro e de poder reunir-se com os tutores pedagógicos.

“Esse é um momento muito especial pra Secretaria de Educação. Nós temos a oportunidade de dialogar com as equipes das Diretorias Regionais de Ensino, discutir procedimentos, rotinas de como dar o suporte pedagógico necessário para orientar as equipes gestoras das nossas escolas, orientar nossos professores para que a gente possa ter condições de fazer um enfrentamento relacionado à recomposição da aprendizagem”, afirmou.

Meireles também informou sobre a parceria e apoio aos gestores e escolas do estado. “Vamos discutir ferramentas de acompanhamento, a forma como nós vamos dar suporte para cada equipe gestora, para que o diretor não se sinta só, para que ele possa ter a Secretaria presente e, de uma forma organizada, sistemática, nos permitir estar todos na mesma página, contribuindo, assim, para educação do nosso Pará'', ressaltou.

O tutor pedagógico Marcelo Vilaça enfatizou a importância do encontro para o processo de formação do profissional especialista em educação.

''Há alguns anos nós sentimos falta de momentos como esse, com trocas de experiências que vão ajudar a nortear as nossas práticas educativas dentro da escola. Então, a expectativa é a melhor possível. Espero que encontros como esse sejam multiplicados no sentido de nos dar esse suporte, para que possamos desenvolver efetivamente uma prática educativa de acompanhamento, de sistematização e estreitar a comunicação com a própria Secretaria, para que as medidas possam ser desenvolvidas da melhor forma possível. Parabéns à Secretaria pela iniciativa e que continue no desenvolvimento dessas ações, que são estratégicas para melhorar a educação no estado do Pará”, disse.

Secretário adjunto, Júlio Meireles, destacou a importância da formação

Material didático- O curso é realizado utilizando o material didático do “Prepara”, que é composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa e viabiliza a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.

Disponibilizado para as 898 escolas da rede estadual de ensino, cada disciplina terá dois volumes, sendo que o primeiro deve ser utilizado no período de maio a agosto, e o segundo volume, de agosto a outubro. Estão sendo entregues também exemplares impressos para os professores, com respostas e comentários que podem auxiliar no planejamento e na execução das atividades em sala de aula.

Ao longo de 2023, serão aplicadas avaliações e atividades de verificação da aprendizagem para informar às equipes gestora e docente das escolas e aos técnicos da regional e do nível central da Seduc como cada escola, turma e estudante está avançando no processo de ensino e aprendizagem. Com esses dados em mãos, professores e gestores escolares conseguem planejar aulas, atividades e intervenções com ainda mais intencionalidade e assertividade, garantindo o desenvolvimento de habilidades por todos os estudantes. As informações também permitem que as regionais e o nível central implementem ações de apoio mais alinhadas às necessidades reais das escolas.

O encontro começou na última terça-feira (20) e vai até esta quinta-feira (22). Neste primeiro momento, estarão presentes os técnicos da região metropolitana de Belém. A etapa seguinte contará com técnicos dos outros municípios do estado. 


MAIS FOTOS