05/08/2023 20h05 - Autor: Bruno Magno (Ascom Seduc) 710 visualizações
Foto: Secretário de Educação aborda a Política Pública de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, foi um dos palestrantes do painel “Propostas para as Amazônias: uma abordagem integradora”, uma Iniciativa da ONG “Uma Concertação pela Amazônia”, dentro das atividades realizadas na tarde deste sábado (05), do “Diálogos Amazônicos”, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

“Nós tomamos uma decisão no Pará: estamos trazendo o tema de educação ambiental, desde o ensino fundamental ao ensino médio, para que nossas crianças conheçam e entrem em contato com a temática desde cedo. Temos que trazer essa discussão para dentro da escola, porque essa discussão passa pela educação. Não podemos mais ficar a reboque nesses debates. Para falarmos do futuro da floresta, da bioeconomia e de ciência precisamos que nossas crianças e jovens se interessem pela temática do meio ambiente”, frisou Rossieli Soares, ao falar sobre a criação da Política Pública de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, que prevê o componente obrigatório na grade curricular da rede estadual de ensino no Pará.

O secretário ressaltou ainda que o Estado está investindo na educação de base com a criação do Programa Albabetiza Pará, em colaboração com os municípios, para que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.

Na mesa que discutiu Saúde, Bioeconomia e Educação na Amazônia, Rossieli Soares esteve acompanhado por outros palestrantes. “A gente precisa reverter esses olhares do mundo sobre a Amazônia. As pessoas só veem o verde; não veem os povos indígenas, os povos originários da floresta. O primeiro passo para isso é nós, brasileiros, nos sentirmos amazônidas, e que fazemos parte desse processo”, disse Vanda Witoto, liderança indígena e profissional em Saúde do Estado do Amazonas. Ela ressaltou que sua população precisa de acesso a mais investimentos e políticas públicas, como ao Fundo Amazônia e demarcação de terras indígenas.

Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, participou da entrega da carta

Demandas da juventude - Rossieli Soares ainda participou da entrega da carta elaborada por jovens da Amazônia sobre mudanças climáticas, com apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

A carta com propostas de adolescentes e jovens em defesa da Amazônia, lida pela paraense Sofia de Oliveira, moradora da ilha do Cotijuba, em Belém, norteia todas as demandas elaboradas pelos adolescentes durante os debates realizados no “Diálogos Amazônicos”.

“Muito bom estar aqui e ser convidado para a entrega dessa carta importante, que foi elaborada por vocês. Quero dizer que um dos temas da carta, a educação ambiental nas escolas, já está presente na rede estadual paraense. É um dos grandes objetivos deste Governo, do qual faço parte, despertar nos jovens esse interesse em discutir a Amazônia e o meio ambiente”, afirmou o secretário.