06/10/2023 13h42 - Autor: Igor Lopes sob a supervisão de Marcelo Júnior (Ascom Seduc) 412 visualizações
Foto: Diretoria Regional de Ensino da Seduc realiza Encontro Formativo da Educação Especial
Foto: Divulgação

Aperfeiçoamento de profissionais de ensino visa ampliar as ações da educação com foco nos alunos com deficiência

Aproximar a comunidade escolar e potencializar o ensino e ações da educação especial foi o objetivo do Terceiro Encontro Formativo da Educação Especial, realizado anualmente pela Diretoria Regional de Ensino Belém 1. Nesta edição, encerrada na última quinta-feira (05), o evento foi realizado na Escola Estadual Graziela Moura Ribeiro, em Belém, com apresentações musicais e culturais produzidas pelos estudantes e professores das 24 escolas integrantes da Regional.

A Escola Estadual Graziela Moura Ribeiro recebeu a comunidade escolar de todas as unidades de ensino da DRE Belém 1 com a proposta de ampliar as ações da educação especial nas demais escolas participantes.

Foto: Divulgação

“Esse encontro é de suma importância porque, aqui, nós tivemos a oportunidade de socializar o trabalho que vem dando certo nas escolas da regional, para que possamos incentivar e ampliar para as demais também, para buscar um trabalho mais eficaz em prol dos nossos alunos, das pessoas com deficiência. Quando você os integra nas atividades, acompanha, cria ações para que esse aluno possa se sentir parte integrante da escola, você dá a oportunidade de o estudante se desenvolver e ser protagonista”, disse Carmem Cruz, diretora da unidade.

Como parte da iniciativa da escola Graziela Moura Ribeiro, os profissionais que nela atuam elaboraram uma forma de mapear todas as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico.

“Nós criamos, juntamente com a equipe de informática, um QR Code no qual os professores têm acesso às informações necessárias de cada estudante para que saiba de que forma ele pode trabalhar com aquele aluno, qual é a dificuldade daquele aluno, qual é a habilidade que tem e, baseado nisso, organizar o seu planejamento em prol do desenvolvimento do estudante”, acrescentou a gestora.

Também participante do evento, a diretora Iracélia Farias, da Escola Estadual Pratinha II, destacou a importância em se reunir com os colegas para compartilhar experiências de sucesso na educação especial.

“Compartilhamos muitos conhecimentos, memórias afetivas, e diante de tudo que foi trabalhado, vale ressaltar o principal objetivo da educação inclusiva, que é criar um ambiente de igualdade com possibilidades e oportunidades para que os nossos alunos possam aprender independentemente de suas particularidades. Estou muito grata por mais essa formação, foram muitos conhecimentos compartilhados”, disse.

A educadora Juliana Lourinho, dirigente da DRE Belém 1, explicou que o Encontro Formativo da Educação Especial é um evento planejado durante todo o ano letivo. “O Encontro fez parte de todo um planejamento da nossa DRE, durante todo o ano letivo de 2023, justamente visando melhorar cada vez mais o atendimento especializado aos nossos alunos com deficiência.”

Ainda na ocasião, a dirigente aproveitou para reforçar como a educação especial colabora para o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a partir da presença e dedicação na prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizada entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país.

“Aproveitamos a oportunidade para falar sobre o Saeb, lembrando que um dos públicos corresponde aos nossos alunos especiais, que estão enturmados nas séries de quinto, nono e terceira série do ensino médio. Eles contam também como participantes dessa avaliação, desse processo, e pedimos o apoio de todos os nossos profissionais lotados nas Salas de Atendimento Educacional (SAE) para que nossos estudantes participem ativamente e tenhamos um ótimo resultado”, concluiu.