18/10/2023 14h54 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 214 visualizações
Foto: 'Avança Pará, que prioriza o Marajó, tem apresentação prévia para discutir ações
Foto: Divulgação

A reunião para esclarecer dúvidas e receber sugestões contou com profissionais das três secretarias envolvidas: Seduc, Semas e Seaster

O Programa “Avança Pará”, iniciativa do governo do Estado em parceria com o Banco Mundial, voltado a combater a fome, acelerar a aprendizagem e reduzir o desmatamento no Pará, começou a ser apresentado na manhã desta quarta-feira (18). Profissionais das secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) participaram de uma reunião de alinhamento e apresentação prévia do Programa, no auditório da Semas, em Belém.

O “Avança Pará” é uma agenda intersetorial com participação direta da Seduc, Seaster e Semas, apoiada em três componentes principais: Assistência social e combate à fome, com o objetivo de reduzir o número de famílias em insegurança alimentar; Aceleração da aprendizagem, para diminuir o percentual de crianças não alfabetizadas, e Meio Ambiente Floresta em Pé, tendo em vista a redução do desmatamento no Pará.

Cabe à Seduc fortalecer suas políticas de alfabetização e garantir a alfabetização de todos os alunos na idade adequada; fomentar estratégias para assegurar a permanência, acelerar a aprendizagem, a progressão escolar com equidade e conscientização ambiental, e reformar e construir escolas.

“Nós estamos preparando. Reunimos primeiro com as secretarias adjuntas, verificando as necessidades de cada uma, focando sempre no Marajó. Com isso, estamos preparando as ideias; das ideias vem o produto, e do produto começam os programas. Os programas, nós já estamos começando a preparar os termos de referência, e com isso assinando contrato. A gente já quer deslanchar todo o projeto. Acredito que seja em fevereiro ou março do próximo ano”, informou o coordenador do Escritório de Projetos da Seduc, Ronaldo Bitar.

Foto: Divulgação

Dúvidas e sugestões - Em formato híbrido, a escuta serviu para esclarecer as principais dúvidas dos presentes. Também foram apresentadas sugestões para as consultas públicas e exposição das experiências na Região de Integração Marajó, prioritária no Programa.

O secretário Regional de Governo do Marajó, Jaime Barbosa, destacou a importância desses encontros para fomentar o desenvolvimento da região. “Essa escuta é muito importante. O Marajó precisa ser escutado, obviamente, para que possa, através dessas escutas, direcionar programas que vão ao encontro de suas demandas históricas. Participando dessa apresentação tive a oportunidade de obter mais informações, principalmente da área educacional, que vão ao encontros dos anseios da nossa população. A Seduc tem um papel fundamental na melhoria dos índices de desenvolvimento humano (IDH) e vai fortalecer ainda mais com essas ações específicas na educação, dentro do Programa Avança Pará. São ações que vão beneficiar basicamente toda a classe estudantil marajoara, melhorando nossos índices. A gente tem muita esperança que, ao ser implementado, o Programa possa atingir seu objetivo, que é dar mais qualidade educacional ao povo marajoara”, enfatizou o secretário regional.

A sociedade pode participar da consulta sobre o “Avança Pará” enviando comentários e contribuições nas páginas da Seduc, Semas e Seaster.