Simpósio discute os desafios da pedagogia em ambientes hospitalares

30/11/2023 16h30 - Autor: Etiene Andrade (SANTA CASA) 2801 visualizações
Foto: Simpósio discute os desafios da pedagogia em ambientes hospitalares
Pedagogos de Classes Hospitalares - Foto: Divulgação

Nesta edição participaram alunos das universidades, professores da Seduc, pedagogos e também profissionais da área de saúde

Professores que atuam em classes hospitalares das instituições de saúde do Estado e estudantes de pedagogia, participaram do "III Simpósio de Pedagogia em Ambiente Hospitalar, realizado no Centro de Estudos e Treinamentos (CETS) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMP) realizado nesta quinta-feira (30).

Realizado pela Santa Casa em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o evento de hoje (30) reuniu mais de 100 participantes que compartilharam das experiências que são desenvolvidas junto a educandos hospitalizados e também os que estão em atendimento pedagógico-domiciliar.

Rosilene Gonçalves, coordenadora do Simpósio - Foto: Divulgação

"O objetivo do encontro não é apenas apresentar as experiências adquiridas em classes hospitalares, mas também mostrar as pesquisas que estão em desenvolvimento dentro dessa área, assim como fazer uma mostra dos trabalhos. É uma forma de abrir espaço para que os professores possam mostrar aquilo que eles estão produzindo junto aos alunos, explicou a coordenadora do evento, Rosilene Gonçalves. De acordo com a coordenadora, nesta terceira edição participaram alunos das universidades, professores da Seduc, os pedagogos e também profissionais da área de saúde.

Entre as experiências discutidas durante o evento, esteve a exposição e apresentação teatral interativa "O menino que aprendeu a ler", do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), ação que tem como objetivo motivar o paciente/estudante e contribuir com o aprendizado e o incentivo ao interesse pela literatura durante o período de internação.

Mostra interativa - Foto: Divulgação

"O projeto visa auxiliar o aluno no aprendizado da leitura e tudo começa com toda uma ambientação, da qual eles participam construindo os objetos interativos inspirados na vidas deles para depois entrar na alfabetização propriamente dita, e essa experiência vem sendo bem sucedida", ressalta Leonice Cardoso, professora da Classe Hospitalar do Hospital Metropolitano.

Outro resultado que foi apresentado na dinâmica abordou as contribuições do estágio supervisionado em pedagogia hospitalar na Santa Casa, implementado há mais de 10 anos na instituição e pelo qual já passaram 190 alunos, como a pedagoga Marilene Carvalho.

Para Marilene, que participou da segunda turma de estágio supervisionado, a prática pedagógica no hospital ampliou seu horizonte profissional. "Eu não tinha ideia da possibilidade das práticas pedagógicas no ambiente hospitalar e essa oportunidade que tive no estágio me proporcionou esse conhecimento de formação técnica, mas também humana", disse a pedagoga.