Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escola em Ananindeua recebe palmeira transplantada pelo BRT Metropolitano

06/12/2023 14h54 - Autor: Thais Rezende (NGTM) 430 visualizações
Foto: Escola em Ananindeua recebe palmeira transplantada pelo BRT Metropolitano
Foto: Ascom / NGTM

Atividade envolveu a participação dos alunos da a Escola Estadual Jarbas Passarinho e abordou temas relacionados à educação ambiental

A preocupação com o meio ambiente é um dos pilares da obra do BRT Metropolitano na BR-316, executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). A equipe de meio ambiente da obra realizou o transplante de uma palmeira localizada no canteiro da rodovia para a Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Ananindeua, na Grande Belém. A atividade envolveu a participação dos alunos e abordou temas relacionados à educação ambiental.O transplante do vegetal ocorreu de forma segura assim como sua replantação na escola, preservando o tronco e garantindo uma maior longevidade à árvore. A ação é fruto de uma parceria entre a construtora Consórcio Mobilidade Grande Belém (CMGB) e a instituição, que já tinha planos de arborizar o espaço. 

As ações ambientais que ocorrem em conjunto com a comunidade próxima à BR-316, fazem parte do projeto, que conta com uma equipe de meio ambiente, assistência social e comunicação. Neste ano, a equipe realizou ações educativas de meio ambiente em duas escolas municipais em Ananindeua.

Foto: Ascom / NGTM

"As ações mostram a preocupação do Governo do Estado com a preservação do meio ambiente durante a execução da obra de reestruturação da BR-316. No ano de 2020 foi realizado o transplante bem sucedido de duas Samaumeiras e teremos ao logo da rodovia um projeto de arborização", destacou o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.

Ação ambiental

A professora de Língua Portuguesa da escola, Lena Carvalho, foi quem procurou os responsáveis pela obra para saber qual a possibilidade de receberem a árvore e sobre as tratativas.

Desde então, foram realizados os alinhamentos necessários para que a palmeira fosse levada da BR-316 e trabalhar seu replantio na escola. "Já tínhamos uma proposta de um professor de Biologia em criar uma horta junto aos alunos do Ensino Fundamental e se tornou um trabalho interdisciplinar, com a mobilização de vários professores", destacou Silvana Guedes, diretora da escola. 

Educador ambiental da obra, Clayton Borman explica que a preservação da fauna durante a execução do projeto sempre foi um assunto tratado com a devida importância. "Na escola, todos se queixaram muito do calor pela parte da tarde e nós explicamos que o ambiente mais arborizado deixará o clima mais ameno, além dos frutos e animais que começaram a aparecer no jardim", explica Clayton.


MAIS FOTOS