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Enviada especial do Reino Unido conhece projetos pedagógicos em duas escolas estaduais

07/12/2023 21h00 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Secuc) 1341 visualizações
Foto: Enviada especial do Reino Unido conhece projetos pedagógicos em duas escolas estaduais
Enviada especial do Reino Unido conhece projetos pedagógicos em duas escolas estaduais

Estudantes das escolas estaduais Marechal Cordeiro de Farias e Albanízia de Oliveira Lima, ambas em Belém, receberam na tarde desta quinta-feira (7) a visita da educadora Alicia Herbert OBE, diretora de Educação, Gênero e Igualdade no Foreign Commonwealth and Development Office (FCDO), e enviada especial do Reino Unido para Questões de Gênero de Sua Majestade Real. Ela esteve nas unidades para conhecer projetos pedagógicos e as ações de Enfrentamento da Violência Contra Meninas e Mulheres, realizada pela Seduc, em parceria com a Serenas, por meio de trilhas formativas.

Alicia Herbert trabalhou na área acadêmica e no Banco Mundial, e representou o Governo do Reino Unido em cargos seniores nos países africanos Moçambique, Sudão e Nigéria. Nos últimos 25 anos, ela desempenhou um papel de liderança na definição de políticas de desenvolvimento internacional e na condução da implementação de programas e reformas políticas em países da África Subsaariana e do Sul da Ásia.

Em Belém, a primeira unidade que a educadora conheceu foi a Escola Marechal Cordeiro de Farias, onde foi recepcionada pela equipe do Projeto “Escola a Caminho da Sustentabilidade”, que tem como objetivo ampliar e fortalecer as práticas sustentáveis, além de tornar a escola referência em sustentabilidade, servindo de modelo para outras instituições de ensino. Os estudantes apresentaram o corredor verde, o sistema agroflorestal, as hortas suspensas e outras iniciativas.

“A COP-30 está trazendo uma atenção maior para o Estado, e a Alicia representa isso. Em nome do Reino Unido está vindo com um tema muito específico, e entender como é o nosso Estado e a nossa rede, e somar esforços para o que a gente precisa. É muito boa a visão que eles trazem sobre o combate à violência de gênero e promoção da igualdade de gênero, além de pensar em estratégias do que já está sendo feito. Por isso que a visita é muito bem-vinda”, frisou o secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seduc (Secretaria de Estado de Educação), Marcelo França, que representou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Na Escola Albanízia de Oliveira Lima, Alicia foi recepcionada por estudantes do Projeto Integrado (PI) vestidos de personagens de época, e fez foto sentada na escadaria do prédio. Ela percorreu a galeria de arte da escola, onde há muitas pinturas. Em seguida, Alicia Herbert seguiu para a Sala de Projetos, onde estão projetos de Robótica e o “Meninas na Ciência”. Houve apresentação da equipe Pavulagem, que conquistou o segundo lugar da XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) 2023, categoria Ciências Exatas do Ensino Fundamental, com o Projeto “Do plástico à aprendizagem: reciclagem de garrafas PET, impressão 3D e melhoria da aprendizagem matemática”.

Educadora Alicia Herbert OBE, do Reino Unido, visitou duas escolas de Belém. Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

“O nosso robô é feito de um material chamado miriti, que vem de um galho seco, caído de uma árvore. A gente não precisa desmatar nenhuma árvore. E ele é especificadamente da região Amazônia. Isso são coisas revolucionárias que mostramos a ela”, disse a aluna do 7º ano, Jéssica Aguiar.

Violência - Ainda dentro da programação, Alicia participou de um bate-papo com os estudantes sobre violência de gênero, medidado pela presidente da Serenas, Amanda Sadalla, que é parceira da Seduc na trilha formativa de Enfrentamento da Violência Contra Meninas e Mulheres. A estudante Victória de Souza Andrade, de 18 anos, estudante da unidade, também ajudou a conduzir o bate-papo. “É um momento importante discutirmos violência de gêneros em todas as escolas e alertar a sociedade para que haja uma mudança de pensamento”, disse a estudante.

A conversa foi iniciada com a exibição de um vídeo sobre formação das lideranças da Seduc, e em seguida, Victória Andrade e Amanda Sadalla dialogaram com Alicia, sobre a importância da conscientização e da necessidade de ações formativas para assegurar os direitos das meninas e mulheres nas unidades escolares e demais espaços. “É um prazer e privilégio eu descobrir algo sobre mim mesmo, que sou uma filha perdida no Pará. Amei cada minuto da dança que foi apresentada. Estou muito inspirada por esse espaço, porque é um espaço de inclusão, um espaço em que os alunos estão quebrando as barreiras. Amei o espaço de Ciência. Estão fazendo uma mudança para as mulheres de hoje, porque no Brasil e no mundo não temos mulheres suficientes na Ciência e na Matemática, e só de fazer isso já estão quebrando barreiras”, completou Alicia Herbert, ao final do bate-papo.

Durante a passagem por Belém, Alicia também conheceu o coletivo “CineClube”, no bairro da Terra Firme, em Belém, onde ouviu relatos da juventude da periferia, além das intervenções urbanas. A professora Lília Melo, que está à frente do projeto, destacou a importância da visita ao local.

“É uma representação governamental internacional, mas a gente está falando de uma mulher preta. E quando a gente fala de território periférico, porque ela esteve no bairro da Terra Firme e visitou o coletivo, é uma referência que fortalece tudo aquilo que eles buscam. Está no lugar e ocupar lugares de decisão política e estratégica. Mas são lugares que são deles de direito, e que infelizmente ainda pouco acessado. É entender que esse diálogo é horizontalizado. Ele precisa ter diferentes vertentes e espaços de linguagem, e não pode ser de cima pra baixo; ele precisa ser pra todos”, disse a professora.